Topo

Inter encaminha pré-temporada nos EUA pelo segundo ano seguido

Clube gaúcho disputou duas partidas nos Estados Unidos, no começo deste ano - AP Photo/Alan Diaz
Clube gaúcho disputou duas partidas nos Estados Unidos, no começo deste ano Imagem: AP Photo/Alan Diaz

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

03/09/2016 06h00

O Internacional fará sua pré-temporada de 2017 nos Estados Unidos. Mesmo às vésperas de eleição presidencial, o clube já confirmou presença aos organizadores da Florida Cup. A viagem ainda não tem datas para ocorrer e poderá ter duração diferente deste ano em virtude de acordos comerciais a serem fechados até o final dezembro.

Até agora, Corinthians, Flamengo e Vasco foram anunciados como representantes brasileiros no torneio. O Atlético-MG, campeão da edição de 2016, também deverá participar.

Bayer Leverkusen, Wolfsburg, River Plate, Barcelona de Guaiaquil e Tampa Bay Rowdies-EUA serão os outros integrantes da competição do ano que vem.

Segundo o Inter, o contrato firmado com os organizadores foi de três anos. Cabe ao Inter a premissa de desistir de alguma das viagens, por opção técnica ou estratégia de mercado. Nos últimos dias, o clube foi procurado e sinalizou com sua participação em 2017.

Além de estrutura técnica para os treinos, a meta no início da próxima temporada, em solo americano, será incrementar ações de marketing e buscar lucro com a viagem.

É justamente esta parte que impede definição de datas, atualmente. O clube busca acordos para gerar lucro na viagem. E com isto, poderá ficar em mais de uma cidade na estadia nos Estados Unidos.

Atualmente, o departamento de futebol do Inter é formado por uma espécie de força-tarefa. Fernando Carvalho, Ibsen Pinheiro e Newton Drummond não deverão permanecer após a virada do ano. Celso Roth e o auxiliar técnico Beto Ferreira tem futuro incerto. O vínculo deles vai até o final do Campeonato Brasileiro, com meta clara de livrar o time do rebaixamento.

Em dezembro, o Internacional passará por eleição presidencial. Marcelo Medeiros, vice de futebol entre 2013 e 2014, é o candidato de oposição. Representando a atual gestão, deve participar do pleito Pedro Afattato. José Amarante, vice de administração da gestão Giovanni Luigi, também disputará o cargo.