Topo

Portuguesa perde do Boa em casa e fica a um passo de cair para a Série D

Do UOL, em São Paulo

04/09/2016 14h15

Três anos após disputar a elite do futebol brasileiro, a Portuguesa vive realidade muito mais dura em 2016. A derrota para o Boa Esporte por 2 a 0 neste domingo (04) deixou ainda mais delicada a situação da equipe na fuga contra o rebaixamento à Série D. A Lusa precisa de duas vitórias seguidas para ainda ter chances, algo que não conseguiu em todo o campeonato.

A disputa é direta com o Macaé, no grupo B da terceira divisão nacional. Nas últimas cinco rodadas, período em que a Portuguesa só perdeu, o time carioca somou cinco pontos e abriu boa vantagem para se aproximar da permanência: tem 15 pontos contra 11 da Lusa a duas rodadas do final desta primeira fase.

Para o Macaé, basta uma vitória para se garantir na Série C em 2017. Dois empates não resolveriam caso a Lusa vencesse seus dois jogos, pois o primeiro critério de desempate é o número de vitórias. Para a Portuguesa, a conta é simples: vencer Guaratinguetá e Tombense e torcer por dois tropeços do concorrente.

O próximo compromisso da equipe rubro-verde é contra o já rebaixado Guaratinguetá, em casa, no próximo domingo (11). Na última rodada o desafio é maior, fora de casa contra a Tombense, que luta por classificação à próxima fase da Série C e só perdeu em casa uma vez neste torneio.

Já o Macaé visita o Juventude e em seguida recebe o Botafogo-SP, duas equipes que tentam avançar às quartas de final para manter vivo o sonho do acesso.