Topo

Sem C. Ronaldo, Portugal perde para a Suíça em 1º jogo oficial após a Euro

Técnico Fernando Santos acompanha a partida de Portugal contra a Suíça - REUTERS/Ruben Sprich - REUTERS/Ruben Sprich
Imagem: REUTERS/Ruben Sprich

Do UOL, em São Paulo

06/09/2016 17h36

Na primeira partida oficial depois da conquista da Eurocopa, Portugal acabou derrotado pela Suíça, fora de casa, nesta terça-feira (6). Na estreia das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, o time de Fernando Santos teve o controle da partida, mas viu os suíços aproveitarem duas chances e vencerem por 2 a 0.

Para o confronto, Portugal não pôde contar com seu principal jogador. De fora dos gramados desde quando se machucou na final da Eurocopa, Cristiano Ronaldo passa por uma fase de recondicionamento físico para voltar aos gramados.

O próximo compromisso oficial de Portugal será no dia 7 de outubro, quando receberá a Andorra. No mesmo dia, a Suíça visitará a Hungria. Além das quatro equipes, Letônia e Ilhas Faroe completam o Grupo B das Eliminatórias.

Portugal desmonta após primeiro gol

William Carvalho lamenta após Portugal sofrer o segundo gol da Suíça - REUTERS/Ruben Sprich - REUTERS/Ruben Sprich
Imagem: REUTERS/Ruben Sprich

Mesmo sem Cristiano Ronaldo, o time de Fernando Santos começou melhor a partida. Bernardo Silva e Éder tiveram chances de abrir o placar, mas desperdiçaram. Aos 22 minutos, então, Ricardo Rodríguez cobrou falta perigosa, Rui Patrício deu rebote e Embolo cabeceou para abrir o placar para a Suíça.

O gol mexeu com o time de Portugal, que não conseguiu mais se acertar no primeiro tempo. A bola pouco chegava ao ataque. Para piorar, aos 30 minutos, em um lance de cinco jogadores de Portugal contra apenas três da Suíça, Seferovic tocou rasteiro para Mehmedi, que acertou o ângulo de Rui Patrício.

Mudanças fazem Portugal retomar o controle, mas gol não sai

No intervalo da partida, Fernando Santos decidiu fazer duas alterações: trocou Éder por André Silva, no ataque, e tirou o volante William Carvalho para colocar em campo o meia João Mário. As mudanças tiveram efeito e Portugal voltou a ter o controle da partida.

Assim como no início do jogo, no entanto, a posse de bola não foi refletida em chances de gol. A melhor oportunidade portuguesa aconteceu aos 6 minutos, quando Bernardo Silva chutou forte de fora da área e a bola passou por cima do gol de Sommer.

Nani perde chance incrível

Nos minutos finais, Portugal partiu para o tudo ou nada. Apostando em cruzamento na área, a seleção de Fernando Santos teve sua melhor chance aos 36 minutos do segundo tempo. Após lançamento de Quaresma, Nani, sozinho, cabeceou na trave de Sommer.

Na sequência, Raphael Guerreiro cobrou falta e obrigou Sommer a fazer grande defesa para evitar o gol português.