Topo

Contraprova dá positivo e goleiro do Inter será suspenso por doping

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

09/09/2016 12h06

Na manhã desta sexta-feira (09)  o resultado da contraprova do exame antidoping do goleiro Jacsson, do Internacional, foi informado pela Universidade da Califórnia, de Los Angeles. Novamente foi atestado positivo e o jogador será suspenso preventivamente por 30 dias. As informações são do jornal Zero Hora. 

A substância encontrada foi corticóide, utilizada como anti-inflamatório. Ao garantir que confia plenamente no atleta de 22 anos, o Colorado começou imediatamente uma série de análises em medicamentos que ele pudesse ter utilizado. Até mesmo uma pomada para cicatrização de tatuagens foi analisada. 
 
Em contato com a reportagem do UOL Esporte, o vice-presidente jurídico do Inter, Giovani Gazen, disse que ainda não foi informado do resultado da contraprova, mas que acredita na veracidade do positivo. "Creio que será isso mesmo, mas nosso médico ainda não me ligou e portanto não posso confirmar", disse. 
 
Nos Estados Unidos, o médico Mateus Falcão informou também à reportagem do UOL Esporte que o resultado ainda não havia saído oficialmente. Mas que o prazo era exatamente esta sexta. 
 
Os próximos passos do trâmite apontam Jacsson suspenso preventivamente por 30 dias. Sendo, em seguida, aberto um processo no STJD, com o Colorado com prazo de 20 dias para apresentar a defesa formal do atleta. Se considerado culpado, ele pode pegar até seis meses de punição. O positivo foi constatado no exame realizado após a partida contra o Palmeiras, na qual ele ficou no banco de reservas. 
 
Para tentar ganhar tempo, o Internacional já o afastou do elenco principal há duas semanas. A ideia é que isso sirva de argumento ao Tribunal e a pena preventiva possa considerar estes dias como 'já cumpridos'. 
 
Jacsson é atualmente o terceiro goleiro do Colorado, atrás de Danilo Fernandes e Marcelo Lomba. Já disputou, porém, dois jogos com a camisa vermelha. No mesmo jogo, o volante Arouca, do Palmeiras, também atestou positivo.