Topo

Por que o Santos tem argentino que nunca joga após 2 meses de clube

Noguera assinou contrato com o Santos até junho de 2021, mas não agradou Dorival - Divulgação/SantosFC
Noguera assinou contrato com o Santos até junho de 2021, mas não agradou Dorival Imagem: Divulgação/SantosFC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

09/09/2016 06h00

O argentino Fabián Noguera, ex-Banfield, completou dois meses de Santos e ainda não estreou pelo clube paulista. Aliás, o zagueiro nem sequer foi relacionado pelo técnico Dorival Júnior para ficar no banco de reservas. O UOL Esporte apurou os motivos entre dirigentes e profissionais do clube.

Noguera não tem nenhum problema físico. Pelo contrário, o zagueiro é até elogiado internamente neste quesito. O problema mesmo é a qualidade técnica. O argentino é considerado limitado tecnicamente em relação aos companheiros de posição – Luiz Felipe, Gustavo Henrique, David Braz e Lucas Veríssimo.

A ausência de Noguera na lista de relacionados é uma opção de Dorival Júnior, que não pediu a contratação do zagueiro e também não o aprovou nos treinamentos.

Segundo a reportagem apurou, Noguera é considerado um zagueiro de “cintura dura” dentro do Santos, o que significa que ele tem deficiências de mobilidade.

Além disso, a comissão técnica identificou que o atleta tem grandes dificuldades para jogar com a perna esquerda. O argentino é destro, mas foi “vendido” pela diretoria por empresários como ambidestro.

Comissão técnica e diretoria, inclusive, já conversaram sobre um possível empréstimo de Noguera para algum clube da Série B na próxima temporada. Ele tem contrato com o Santos até junho de 2021.

Noguera dificilmente terá oportunidades, pois a zaga titular do Santos é formada por Luiz Felipe e Gustavo Henrique, e o experiente David Braz é o reserva imediato. Na visão de Dorival, o argentino está atrás de Lucas Veríssimo, a quarta opção da zaga hoje.

A última partida de Noguera ocorreu em outubro de 2015, diante do Tigres, pelo Campeonato Argentino. Antes de acertar com o Santos, o estafe do atleta o ofereceu a diversos clubes da Argentina, um deles o River Plate, mas não houve interesse.

O zagueiro é criticado pela imprensa argentina por ser lento, mas elogiado na bola aérea. Com 1,93m, ele fez 18 gols em 98 jogos pelo Banfield.