Topo

Atlético-PR já teve escudo igual ao do Fla. E só mudou de vez há 2 décadas

Montagem/UOL
Imagem: Montagem/UOL

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

09/09/2016 06h00

Desde o começo da sua história, em 1924, o Atlético-PR sofreu algumas alterações em seu escudo. Duas delas bastante significativas: em 1988, quando trocou as faixas de horizontal para vertical, e em 1997, quando modernizou de vez o seu símbolo.

Durante um longo tempo o Atlético-PR teve, nas palavras do próprio historiador do clube, Heriberto Ivan Machado, um escudo semelhante ao de outros demais clubes – inclusive ao do Flamengo. Em 1988, em uma tentativa de originalizar o seu escudo, o clube rubro-negro realizou uma mudança já significativa.

“Era para dar mais originalidade à marca do clube, assim como foi feito em 1997. Um novo símbolo para dar mais originalidade”, disse Heriberto em entrevista ao UOL Esporte.

“De horizontal para vertical em 1988, e daí foi dada uma nova roupagem ao vertical, que por sinal ficou mais do que original. É uma identificação para dar maior visibilidade, maior identificação, maior originalidade. Essa é a visão moderna de marketing”, acrescenta.

Heriberto ressalta que, no início do futebol brasileiro, muitos clubes tiravam ideias de times europeus para construir seus escudos. Com isso, a semelhança acabava sendo inevitável.

“Na época, esses eram os símbolos europeus. Você vai atrás de vários times da Europa e vai ver que todos os times brasileiros copiavam um pouco esse símbolo, e depois um fica parecido com o outro. Até que alguém tenha a ideia de falar: ‘vamos dar uma modificada’”, completa.