Topo

Santos pede exclusão de juiz e punição do STJD: "Quem é o padrinho?"

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

09/09/2016 13h05

O presidente Modesto Roma convocou entrevista coletiva nesta sexta-feira, na Vila Belmiro, para detonar a arbitragem de Rodrigo Batista Raposo, que disparou cartões amarelos contra os santistas e expulsou Lucas Lima ainda no primeiro tempo por “cera” na derrota do Santos para o Internacional por 2 a 1, em Porto Alegre.

O dirigente santista pediu a exclusão de Rodrigo Raposo do quadro de árbitros da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e ainda cobrou uma punição do STJD (Superior Tribunal de Justiça). Modesto Roma chegou a dizer que o juiz tem um mercadinho em Brasília e perguntou quem era o “padrinho” do árbitro.

"Quem é o amigo desse cidadão? Quem é o padrinho? Ele é de Brasília, né? Quem falou que esse cidadão sabe apitar? Quem deixa uma pessoa dessa debutar profissionalmente na arbitragem? A única coisa que posso pedir ao Rodrigo é a exclusão do quadro de árbitros. Não posso pedir diferente. Só posso pedir exclusão", afirmou Modesto Roma.

Os jogadores do Santos e o técnico Dorival Júnior também desabafaram contra o árbitro após a derrota contra o Internacional. Victor Ferraz chamou a arbitragem de “ridícula” e o juiz Rodrigo Raposo de mentiroso.

A arbitragem contra o Inter também prejudicou o Santos para o clássico contra o Corinthians, domingo, na Vila Belmiro. Além da expulsão de Lucas Lima, o atacante Ricardo Oliveira e o lateral direito Victor Ferraz receberam o terceiro cartão amarelo e desfalcam o time contra o arquirrival.

Confira o desabado de Modesto Roma em coletiva:

Máfia do apito?

Mostra a fragilidade da arbitragem brasileira. Me faz lembrar o Edilson Pereira de Carvalho (árbitro da máfia do apito em 2005). 

Orquestrado?

Árbitro com essa qualidade, com esse perfil, que todos reclamam, foi orquestrado. Não acham que tem algo estranho?

Mancha no futebol brasileiro

É vergonhoso. Estou indignado pelo Santos. Isso mancha o futebol brasileiro. Queria que essa mácula fosse pra conta do Del Nero (Marco Polo, presidente da CBF). Péssimo diretor de árbitros? É! Que queira me processar, processe. Já me processou antes. Mas ele é péssimo e já provou isso.

Entre os melhores árbitros

Se ele é um dos 20 melhores, para, fecha tudo!

Mal intencionado

Não acredito porque a inércia faz com que não se tome medidas. Presidente do Santos reclama por que perdeu? Não. Perdi pro América, Figueirense, cumpri meu papel de Robin Hood sem reclamar. Se árbitro erra, árbitro erra. Pênalti no Vitor Bueno posso até acreditar que é um erro, mesmo com assistente na frente. Cartões não foram erros!

O que ele fez não foi severidade. Ele foi com a intenção de fazer o que fez.

Acusação

Tenho medo, mas não posso acusar. Não vou acusar. Alguém está contente com esses erros. O doutor Tremura (diretor jurídico do Santos) teve reunião hoje pela manhã. Não posso falar o que eu acredito, mas problema não está em perder um homicida. Prender o homicida não restitui a vida. Problema está em se ter que mudar isso.

Falsidade

É natural e constitucional que ninguém produza provas contra si mesmo, mas dizer que a arbitragem foi boa é falso. Respeito muito o Fernando Carvalho, mas para ele foi bom e eu tenho que concordar.

Arbitragem ruim

No dia que Sérgio Correa (presidente da comissão de arbitragem) escalou Heber (árbitro Roberto Lopez) na final da Copa do Brasil, lá no Allianz Parque, eu falei da temeridade que foi. E arbitragem foi boa. Correta.. Mas muitas vezes são ruins. Eu reconheço quando há arbitragens boas e ruins. Mas como eu falo do árbitro que confundiu Zeca com David Braz? E continua apitando.