Topo

Zebra: Barça perde na volta de Neymar com gol de brasileiro desconhecido

Deyverson - LLUIS GENE/AFP - LLUIS GENE/AFP
Imagem: LLUIS GENE/AFP

Do UOL, em São Paulo

10/09/2016 16h27Atualizada em 10/09/2016 18h02

Férias agitadas nos Estados Unidos, a conquista da inédita medalha de ouro para o Brasil e duas boas atuações nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Neymar viveu fortes emoções nos últimos três meses e meio, período em que esteve longe do futebol espanhol. Sem entrar em campo pelo clube catalão desde 22 de maio, data da final da Copa do Rei, o brasileiro não teve o retorno que esperava ao Camp Nou. Apesar de dar uma assistência, o camisa 11 não evitou neste sábado a derrota do Barcelona por 2 a 1 para o Alavés.

O brasileiro Deyverson, revelado pelo Mangaratibense, e Ibai Gómez anotaram os gols dos visitantes, enquanto Mathieu, de cabeça, balançou as redes para o Barcelona.

Com seis pontos em três partidas no Campeonato Espanhol, o Barcelona agora volta suas atenções para a Liga dos Campeões. Na terça-feira, às 15h45 (horário de Brasília), os catalães recebem o Celtic no Camp Nou.

Messi, Suárez e Iniesta começam no banco

Luis Enrique iniciou o duelo sem três de seus principais jogadores como titulares: Messi, Suárez e Iniesta. O argentino sofre com um problema na região do púbis, que já o havia tirado do duelo entre Argentina e Venezuela, na última terça-feira. O veterano espanhol, retornando de uma contusão, e o uruguaio, desgastado pelas partidas que fez com sua seleção nas Eliminatórias, foram poupados pelo técnico para a estreia na Liga dos Campeões.

Contratado por R$ 108 milhões na janela de transferências, Paco Alcácer fez sua estreia pelo clube catalão e substituiu Suárez no ataque. Quem também estreou foi o goleiro Cillessen, que ganhou uma chance como titular com a lesão de Ter Stegen.

O Barcelona entrou em campo com Cillessen; Vidal, Mascherano, Mathieu, Digne; Busquets, Rakitic, Denis; Arda Turan, Neymar e Alcácer.

Barcelona para na retranca do Alavés no 1º tempo

Bem postado em campo, o Alavés travou o Barcelona nos primeiros minutos com sua proposta de jogo defensiva. Sem espaço para a construção de jogadas ofensivas, Neymar e Arda Turan esbarraram com frequência na marcação rígida dos visitantes.

Alcácer, perdido entre os zagueiros, foi pouco acionado pelos companheiros e mal tocou na bola nos primeiros 30 minutos. Entre jogadas ensaiadas, chutes da entrada da área e trocas de passes, o Barcelona tentou quase de tudo para abrir o placar, mas não teve sucesso em suas tentativas.

Oportunismo de brasileiro surpreende o Barcelona

Além de se fechar bem na defesa, o Alavés mostrou eficiência em uma das raras oportunidades que teve no ataque. Aos 38 minutos, o atacante brasileiro Deyverson recebeu cruzamento da direita, se antecipou à zaga e desviou com o pé esquerdo para as redes.

Nascido no Rio de Janeiro, Deyverson, de 25 anos, está emprestado pelo Levante ao Alavés. Ele foi revelado pelo Mangaratibense, de onde saiu em 2012 para atuar no Benfica B.

Reação rápida dos catalães e gritos por Messi

O Barcelona precisou de apenas um minuto para reagir após o intervalo. Neymar cobrou escanteio na cabeça de Mathieu, que escorou para o fundo do gol.

O empate trouxe emoção à partida, já que o Barcelona se lançou ao ataque e passou a levar mais perigo ao Alavés. Empolgada com a mudança de postura dos jogadores, a torcida catalã passou a pedir a entrada de Messi no Camp Nou. Luis Enrique atendeu o desejo dos torcedores e colocou o astro argentino no gramado aos 14 minutos da segunda etapa. Iniesta também entrou logo na sequência.

Vacilo de Mascherano recoloca Alavés em vantagem

Quando a virada parecia questão de tempo, o Alavés contou com uma falha grotesca de Mascherano para jogar um balde de água fria na reação do Barcelona. Aos 19 minutos, o defensor argentino se atrapalhou dentro da área e viu a bola sobrar para Ibai Gómez, que marcou o segundo gol dos visitantes em um chute cruzado.

Nem a entrada de Suárez, a estrela que faltava em campo, impediu a derrota do Barcelona. Pouco inspirado, o trio MSN não aproveitou as chances que teve de chegar ao empate. Segundos antes do apito final, Messi recebeu dentro da área e chutou a poucos centímetros da trave.