Topo

Barça usa apenas um prata da casa em derrota, pior marca em 14 anos

Do UOL, em São Paulo

12/09/2016 08h05

Considerado uma referência na formação de jogadores nas categorias de base, o Barcelona parece se afastar da marca que o caracterizou na última década. De acordo com levantamento do diário espanhol “As”, o clube catalão escalou apenas um jogador oriundo de La Masia (Busquets) no primeiro tempo da derrota para o Alavés no último sábado, fato que não ocorria desde o fim da temporada 2001/02.

Na ocasião, em 24 de abril de 2002, o brasileiro Thiago Motta (naturalizado italiano desde então) foi colocado em campo pelo técnico Carles Rexach em jogo das semifinais da Liga dos Campeões contra o Real Madrid, que venceu por 2 a 0.

O acontecimento do último sábado ainda não é motivo para pânico no Barcelona, no entanto, pois Luis Enrique optou por deixar titulares formados na base catalã no banco de reserva , promovendo as entradas de Iniesta e Messi na etapa complementar.

Além deles, Sergi Roberto, Piqué e Jordi Alba têm sido titulares do Barcelona, que nas últimas temporadas tem se aventurado mais no mercado para trazer reforços de peso em vez de aproveitar os pratas – o mais novo dos cinco titulares costumeiros é Sergi Roberto, de 24 anos.

Desde a passagem vitoriosa de Guardiola no comando da equipe, o Barça se vangloria do poder de La Masia, que pouco produziu nos últimos anos.