Primeiro juiz a se declarar homossexual na Espanha revela ameaças de morte

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução / Facebook

O árbitro espanhol Jesús Tomillero, o primeiro a se declarar homossexual no futebol espanhol, apresentou denúncia às autoridades da cidade de Cádiz após sofrer ameaças de morte nas redes sociais. O jornal local Marca teve acesso às postagens e as divulgou, nesta segunda-feira (12). 

Tomillero voltou à ativa na última sexta-feira, depois de passar quatro meses afastado do esporte devido às ofensas homofóbicas. Na sua primeira partida desde o retorno, um duelo entre as equipes infantis do Atlético Zabal e La Salle de Puerto Real, voltou a ser xingado. "Saia de campo! Tinha que ser um maricón (forma ofensiva de se referir a um homossexual em espanhol)", disse o agressor, que também é juiz de futebol, na arquibancada. 

O árbitro do confronto decidiu interromper o embate até que o homem deixasse o estádio, o que aconteceu rapidamente e a contragosto do agressor, mas em gesto apoiado pelo público presente. Foi a marcação de um pênalti para o Zabal que deu início ao episódio, e quando o atleta do time desperdiçou a cobrança o rapaz voltou às instalações e intensificou as ofensas. Ao que Tomillero respondeu paralisando a partida mais uma vez e se dirigindo ao vestiário. 

Segundo seu relatório, no vestiário foi ameaçado por um suposto membro da federação espanhola, que lhe disse: "Se não voltar a campo, você terá notícias de mim". Jesús retornou ao gramado a arbitrou o jogo até o fim, sem outros incidentes. 

Reprodução / Marca

Mais tarde, no entanto, depois de prestar queixa na polícia pelo ocorrido, recebeu ameaças de morte com fotos de pistola e de um cadáver nas redes sociais. Outra vez, prestou queixa e, como resposta, as autoridades locais garantiram-lhe que teria segurança. No Twitter, lamentou: "pouco a pouco um sonho de 10 anos vai se rompendo", escreveu. 

Tomillero foi convidado a participar de um evento em defesa dos direitos LGBT em Barcelona, mas, por medo das ameaças, ainda não sabe se comparecerá. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos