Topo

Primeiro juiz a se declarar homossexual na Espanha revela ameaças de morte

Reprodução / Facebook
Imagem: Reprodução / Facebook

Do UOL, em São Paulo

12/09/2016 17h03

O árbitro espanhol Jesús Tomillero, o primeiro a se declarar homossexual no futebol espanhol, apresentou denúncia às autoridades da cidade de Cádiz após sofrer ameaças de morte nas redes sociais. O jornal local Marca teve acesso às postagens e as divulgou, nesta segunda-feira (12). 

Tomillero voltou à ativa na última sexta-feira, depois de passar quatro meses afastado do esporte devido às ofensas homofóbicas. Na sua primeira partida desde o retorno, um duelo entre as equipes infantis do Atlético Zabal e La Salle de Puerto Real, voltou a ser xingado. "Saia de campo! Tinha que ser um maricón (forma ofensiva de se referir a um homossexual em espanhol)", disse o agressor, que também é juiz de futebol, na arquibancada. 

O árbitro do confronto decidiu interromper o embate até que o homem deixasse o estádio, o que aconteceu rapidamente e a contragosto do agressor, mas em gesto apoiado pelo público presente. Foi a marcação de um pênalti para o Zabal que deu início ao episódio, e quando o atleta do time desperdiçou a cobrança o rapaz voltou às instalações e intensificou as ofensas. Ao que Tomillero respondeu paralisando a partida mais uma vez e se dirigindo ao vestiário. 

Segundo seu relatório, no vestiário foi ameaçado por um suposto membro da federação espanhola, que lhe disse: "Se não voltar a campo, você terá notícias de mim". Jesús retornou ao gramado a arbitrou o jogo até o fim, sem outros incidentes. 

Ameaças de morte a juiz - Reprodução / Marca - Reprodução / Marca
Imagem: Reprodução / Marca

Mais tarde, no entanto, depois de prestar queixa na polícia pelo ocorrido, recebeu ameaças de morte com fotos de pistola e de um cadáver nas redes sociais. Outra vez, prestou queixa e, como resposta, as autoridades locais garantiram-lhe que teria segurança. No Twitter, lamentou: "pouco a pouco um sonho de 10 anos vai se rompendo", escreveu. 

Tomillero foi convidado a participar de um evento em defesa dos direitos LGBT em Barcelona, mas, por medo das ameaças, ainda não sabe se comparecerá.