Topo

Grêmio mira perfil 'sanguíneo e emergente'. Milton Mendes e Micale cotados

Presidente do Grêmio explica demissão de Roger

UOL Esporte

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

15/09/2016 11h00

Na madrugada desta quinta-feira (15), o Grêmio definiu o perfil que pretende para novo treinador. Trata-se de um profissional emergente no mercado, sanguíneo e que preferencialmente não esteja empregado. De uma lista com muitos nomes, Rogério Micale, da seleção olímpica do Brasil, e Milton Mendes, ex-Santa Cruz, são os mais cotados. 

Ainda não houve contato direto com os profissionais. Tudo porque o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, pretende anunciar, primeiro, a nova configuração do departamento de futebol, alterado totalmente junto a saída de Roger. Passará também pela opinião deles a escolha do novo comando. Apenas o executivo Júnior Chávare seguirá no clube. O diretor Antonio Dutra Júnior, o vice Alberto Guerra e o assessor Alexandre Rolim estão fora do futebol. 

Micale é muito elogiado nos bastidores pois tem capacidade de seguir o projeto gremista de apostar nas categorias de base. Reconhecido pelo trabalho que culminou na conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, o treinador é um dos alvos do Grêmio. 

Além dele, Milton Mendes, que comandou o Santa Cruz no começo do Brasileiro, também é admirado pela direção tricolor, que gostaria de conhecer mais de perto seu trabalho.

Nomes rodados estão, inicialmente, descartados. Renato Gaúcho, Adílson Batista, Vanderlei Luxemburgo, nenhum deles passou pelas avaliações do comando gremista. 

Ao mesmo tempo, treinadores que se enquadram no perfil mas estão empregados têm menos chances de serem procurados. Nesta lista, o primeiro é Eduardo Baptista, da Ponte Preta. E também Antônio Carlos Zago, do Juventude e Rogério Zimmermann, do Brasil de Pelotas. 

No próximo domingo, quando o Tricolor encara o Fluminense na Arena, James Freitas assumirá o comando interinamente. No entanto, para o jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, na quarta que vem contra o Atlético-PR, a meta é já ter um novo comandante no reservado.