Tite convoca seleção com Thiago Silva, Oscar, Muralha e mais 3 novidades

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

Confira a convocação completa da seleção

O técnico Tite convocou nesta sexta-feira (16) um grupo de 24 jogadores à seleção brasileira para os jogos contra Bolívia e Venezuela, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa de 2018. Ao todo, foram seis atletas lembrados pela primeira vez pelo treinador.

As novidades foram o goleiro Alex Muralha (Flamengo), o zagueiro Thiago Silva (PSG), o volante Fernandinho (Manchester City), o meia Oscar (Chelsea) e os atacantes Douglas Costa (Bayern de Munique) e Roberto Firmino (Liverpool).

Paul ELLIS/AFP
O atacante Firmino, do Liverpool

Já em relação à última convocação, cinco nomes ficaram de fora: o goleiro Marcelo Grohe (Grêmio), o zagueiro Pedro Geromel (Grêmio), o volante Rafael Carioca (Atlético-MG) e os atacantes Taison (Shakhtar Donetsk) e Gabigol (Inter de Milão).

Tite explicou que chamou um jogador a mais porque o volante Paulinho, do Guangzhou Evergrande, está suspenso para o primeiro jogo, contra a Bolívia, por acúmulo de cartões amarelos. Ele também falou sobre as novidades na lista.

"Estamos sempre buscando avaliação e acompanhamento do momento. Agora, não atrapalha mais o início de temporada do futebol europeu. Essa é [uma convocação] mais equilibrada. Muitas vezes, eu me sinto cometendo injustiça, mas procurando fazer o correto. Por vezes tenho de escolher um atleta, e dois estão bem. Essa disputa vai para quem está em um momento acima. Como foi com Douglas [Costa] e Taison, como foi com Fernandinho e Rafael Carioca", disse o treinador.

Tite explica a volta de Thiago Silva à seleção brasileira

A seleção, antes de Tite, vivia momento de pessimismo, ampliado pela eliminação precoce na Copa América. Ao fim das duas primeiras partidas com Tite no comando, vitórias sobre o Equador e a Colômbia, o clima mudou. O treinador, no entanto, contém a euforia: "Não é porque venceu dois jogos que está tudo certo. Precisamos classificar para o Mundial e está tudo muito embolado. Essa consolidação só poderá ser vista mais para frente. Temos que ter muita maturidade, muita consciência". 

E acrescentou: "No cunho emocional, a equipe precisa saber sair atrás no placar e reagir de forma consciente e equilibrada. Tomara que seja lá na frente, mas tem que acontecer. Temos que ter essa maturidade. No aspecto emocional temos muito que crescer. No aspecto tático, essas combinações, com triangulações, que é a marca das grandes equipes, precisam ser repetidas. Temos que compactar sem bola. Com bola, precisamos de largura e profundidade. Temos muito a crescer".

Os próximos duelos da seleção brasileira serão contra a Bolívia, em 6 de outubro, na Arena das Dunas, em Natal (RN), e contra a Venezuela, fora de casa, em 11 de outubro, no Estádio Metropolitano de Mérida.

Confira a convocação completa de Tite:

Gilvan de Souza/Flamengo
O goleiro Muralha, do Flamengo

Goleiros:
Alex Muralha (Flamengo)
Alisson (Roma)
Weverton (Atlético-PR)

Laterais:

Daniel Alves (Juventus)
Fagner (Corinthians)
Filipe Luís (Atlético de Madri)
Marcelo (Real Madrid)

Benoit Tessier Livepic/Reuters
O zagueiro Thiago Silva

Zagueiros:
Gil (Shandong Luneng)
Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Thiago Silva (PSG)

Andrew Couldridge Livepic/Reuters
Oscar, do Chelsea

Meio-campistas:
Casemiro (Real Madrid)
Fernandinho (Manchester City)
Giuliano (Zenit)
Lucas Lima (Santos)
Oscar (Chelsea)
Paulinho (Guangzhou Evergrande)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Renato Augusto (Beijing Guoan)
Willian (Chelsea)

Atacantes:

Douglas Costa (Bayern de Munique)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Neymar (Barcelona)
Roberto Firmino (Liverpool)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos