Europeus querem Mundial de Clubes a cada 2 anos e fim de C. Confederações

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / KAZUHIRO NOGI

    Associação de times europeus cita desgaste e pede intervalo maior para Mundial de Clubes

    Associação de times europeus cita desgaste e pede intervalo maior para Mundial de Clubes

A ECA (Associação Europeia de Clubes) ofereceu à Fifa um novo modelo de Mundial de Clubes. A entidade que representa os grandes da Europa quer que o torneio seja disputado a cada dois anos, e não mais anualmente. A informação é do jornal Mundo Deportivo. A ideia da ECA é fazer um "Super Mundial de Clubes", com até 24 times.

O plano do novo Mundial de Clubes teria oito times europeus, oito sul-americanos, e os demais com as outras confederações. Os dois últimos vencedores de Liga dos Campeões e Libertadores teriam  vagas asseguradas na competição.

O modelo atual é disputado no Japão e reúne os campeões dos continentes, além de um time do país sede campeão nacional. Já o modelo proposto pelos europeus não teria o Japão como sede fixa, alterando a cada competição.

A criação de um Super Mundial é vista pela ECA como uma maneira de amenizar o desgaste dos clubes europeus, que costumam ceder atletas para competições de seleções.

Paralelamente à proposta de um novo Mundial, a ECA pede o fim da Copa das Confederações, torneio que envolve as seleções campeãs de cada continente. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos