Santista lembra de vice em 95: "Márcio Rezende prejudicou nossas carreiras"

Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

  • Rivaldo Gomes/Folhapress

O gol em posição irregular de Túlio Maravilha, que ajudou a definir o título do Campeonato Brasileiro de 1995 para o Botafogo, deixa, até hoje, os santistas inconformados. Em entrevista ao UOL Esporte, o ex-meia Marcelo Passos afirma que o erro do árbitro Márcio Rezende de Freitas afetou o futuro dos jogadores do time da Vila Belmiro.

"Prejudicou muita gente. Eu mesmo tive dificuldade para encontrar outros times. O Márcio Rezende de Freitas atrapalhou muito a gente, eu acabei ficando meio no escuro porque não tive a oportunidade de ser campeão. Todo mundo fala que (o Santos) foi campeão moral, mas no papel que é bom, nada", reclamou.

No duelo em questão, o Botafogo havia vencido o Santos por 2 a 1 na primeira partida, realizada no Rio de Janeiro. No jogo de volta, um empate era suficiente para o time carioca ser campeão.

O jogo definitivo, que terminou em 1 a 1, teve três polêmicas. Além do gol de Túlio, o marcado pelo próprio Marcelo Passos também foi irregular – no lance, Marquinhos Capixaba levou com a mão e a bola sobrou para o atacante balançar as redes.

Durante o jogo, Márcio Rezende de Freitas ainda anulou um gol marcado por Camanducaia, por impedimento. No lance, porém, o atacante santista estava em condição legal quando balançou as redes.

Depois do Campeonato Brasileiro, Marcelo Passos foi emprestado pelo Santos ao Goiás e depois ao Flamengo, voltando ao time apenas em 1997. Até sua aposentadoria, em 2008, o jogador colecionou passagens por clubes como Sport, Fortaleza e Náutico. A última equipe de sua carreira foi a Portuguesa Santista.

Aos 45 anos, Passos, atual auxiliar-técnico da Portuguesa Santista, em parceria com o Santois, afirma não ter arrependimentos em relação à carreira. "Procurei fazer tudo da melhor forma possível. Às vezes a gente pensa que poderia ter se dedicado mais em alguma jogada, então tento passar isso para os atletas, para que eles possam ter um comportamento mais profissional".

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos