STJD interdita parte da Arena Corinthians após briga em clássico

Do UOL, em São Paulo

O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Ronaldo Botelho Piacente, deferiu na noite desta terça-feira (20) o pedido da Procuradoria para interdição do setor norte da Arena Corinthians, destinado às torcidas organizadas. ]

A denúncia é referente à confusão ocorrida na partida entre Corinthians e Palmeiras, no último fim de semana, pelo Campeonato Brasileiro. 

O presidente do STJD determinou a interdição do setor norte do estádio, onde ocorreu o confronto entre torcedores de organizadas do Corinthians com a Polícia Militar.

Segundo comunicado oficial no site do Tribunal, a interdição deve ser mantida até que o Corinthians comprove que o local está em condições de segurança e com os devidos consertos dos objetos quebrados na briga.

Além disso, o Corinthians está proibido de vender ou ceder ingressos para os integrantes das torcidas organizadas Gaviões da Fiel e Estopim da Fiel até que o processo seja julgado no STJD. 

O presidente Ronaldo Piacente explicou a decisão ao afirmar que "há fundado receio de dano irreparável (grave ameaça da torcida organizada praticar violência), bem como que a sociedade espera da Justiça Desportiva uma resposta imediata em casos de tamanha gravidade".

Corinthians pode perder até 10 jogos de mando 

A Procuradoria também denunciou o Corinthians devido ao uso de sinalizadores nos setores norte e sul da Arena. E o juiz Heber Roberto Lopes relatou na súmula do Dérbi que a equipe de arbitragem e do Palmeiras foram alvos de cuspes dos torcedores na saída do gramado. 

Diante disso, o Corinthians foi denunciado em três artigos: 191, inciso III, por descumprir o Regulamento Geral das Competições ao permitir a entrada de sinalizadores; 213, inciso I, pelas desordens ocorridas no estádio, e inciso III, pelo lançamento de objetos; e 211, por não manter as condições de segurança adequadas.

As penas previstas são de multa de até R$ 100 mil em cada artigo, cabendo ainda punição com perda de até 10 mandos de campo no artigo 213. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos