Topo

Milan aposta em juventude para se recolocar na elite da Itália

Aos 17 anos, Donnarumma é o goleiro titular do Milan - AFP PHOTO / OLIVIER MORIN
Aos 17 anos, Donnarumma é o goleiro titular do Milan Imagem: AFP PHOTO / OLIVIER MORIN

Do UOL, em São Paulo

22/09/2016 11h49

Em 2007, o Milan foi campeão da Liga dos Campeões com um time com uma escalação titular que tinha média de idade de 30,6 anos. Aquela geração de Dida, Maldini, Pirlo e Kaká se foi. Sem uma renovação consistente, o tradicional clube italiano chegou a vencer um título italiano em 2011, mas está longe do primeiro escalão do futebol do país há anos. Para tentar um retorno aos velhos tempos, o técnico Vicenzo Montella decidiu apostar na juventude ao assumir o clube nesta temporada.

De acordo com levantamento feito pelo jornal “Marca”, a última escalação colocada em campo pelo treinador foi de 24,5 anos, com destaque para dois atletas Sub-20, o goleiro Donnarumma, 17 anos, e o lateral direito Calabria, 19, além de outros quatro com menos de 24 anos. O atleta mais velho era o meio-campista Ricardo Montolivo, 31 anos – Bacca e Paletta têm 30.

“Precisamos de continuidade. Estamos começando, tentando jogar um futebol ambicioso com atletas de menos de 23 anos no nosso 11. É um risco, mas estamos convencidos”, declarou o técnico, que vem de duas vitórias seguidas, a última delas por 2 a 0 sobre a Lazio.

É uma diferença gritante para aquela equipe de 2007, repleta de nomes históricos que estavam prestes a se aposentar. Maldini, por exemplo, completaria 39 anos durante as férias daquela temporada. Desde então, o clube apostou em figurões como Ronaldinho, Ronaldo e Beckham, sem obter sucesso.

O jornal espanhol também colocou as médias de idade do último time Campeão Italiano, 26 anos, e da última equipe a entrar em campo pela Liga dos Campeões, em 2014: 28 anos.

O próximo compromisso do Milan é neste domingo (25), às 15h45 (de Brasília), contra a Fiorentina pelo Campeonato Italiano.