Topo

STJD concede efeito suspensivo, e Santos terá "reforços" para pegar Sport

RODRIGO GAZZANEL/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: RODRIGO GAZZANEL/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

23/09/2016 22h04

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) concedeu, nesta sexta-feira (23), efeito suspensivo integral para Gustavo Henrique e Dorival Jr., zagueiro e técnico santistas, além de efeito suspensivo parcial para o presidente do clube, Modesto Roma Jr. 

A decisão libera, portanto, o jogador e o treinador para defenderem o Santos no sábado, em duelo contra o Sport na Ilha do Retiro, em Recife, válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. A suspensão da pena dura até julgamento do caso na última instância, ainda sem data prevista. 

No despacho assinado pelo presidente do STJD, Ronaldo Botelho Piacente, é destacado que a punição, antes de se esgotarem as possibilidades de recurso, "pode causar prejuízo irreparável ou de difícil reparação a atleta e técnico". 

Na última quarta-feira, em decisão de primeira instância na 3ª Comissão Disciplinar do STJD, Gustavo Henrique e Dorival foram apenados por criticarem a arbitragem da partida da equipe contra o Internacional, no Beira-Rio, pelo Brasileirão. Disseram que o juiz estava "mal intencionado" e que o ocorrido "foi um crime", respectivamente. O gancho era de dois duelos. 

O efeito suspensivo de Modesto é parcial: o presidente, originalmente punido por 90 dias e multa de R$ 40 mil, terá de cumprir 15 dias de afastamento. A multa pecuniária foi suspensa.

Chapecoense também tem punições suspensas

O STJD também concedeu efeito suspensivo para a Chapecoense. O clube catarinense, por xingamentos de torcedores ao árbitro da partida contra o Palmeiras, ofensas relatadas em súmula, foi punido com dois jogos de portões fechados como mandante, além de multa de R$ 20 mil. O técnico Caio Júnior, que também havia criticado o árbitro, recebeu suspensão de quatro confrontos.

O time entrou com recurso e o efeito suspensivo, como no caso do Santos, é válido até o caso ser julgado em última instância.