Topo

Diretor do São Paulo não garante permanência de Ricardo Gomes para 2017

Marco Aurélio Cunha afirmou que trabalho de Ricardo Gomes será avaliado rodada a rodada - Érico Leonan/saopaulofc.net
Marco Aurélio Cunha afirmou que trabalho de Ricardo Gomes será avaliado rodada a rodada Imagem: Érico Leonan/saopaulofc.net

Luis Augusto Simon

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/09/2016 17h16

A pergunta foi simples. A resposta, nem tanto. O discurso do diretor-executivo Marco Aurélio deixou dúvidas sobre a permanência de Ricardo Gomes como comandante do São Paulo em 2017. Ao ser indagado sobre como o treinador se insere no planejamento do futebol do clube tricolor para o próximo ano, o dirigente desconversou e disse que a situação será definida após análises dos resultados. 

"Vamos analisar, ver os resultados. O futebol é dinâmico, temos de analisar rodada a rodada. Planejamento para o ano que vem, ele será inserido como todos num planejamento normal, se as coisas forem normais", afirmou Marco Aurélio.

O dirigente chegou a ser indagado sobre qual seria o perfil de um novo treinador, caso decidam não continuar com Ricardo Gomes. "Como vou responder algo que não esteja na minha cabeça? Não vou falar sobre hipóteses que eu não cogito. Temos de pensar em vencer, sair dessa situação, para o time melhorar".

Marco Aurélio elogiou Ricardo Gomes pelo bom posicionamento da defesa, disse que ele sofre de preconceito por ter ainda dificuldades de se expressar, pelo AVC sofrido em 2011, e afastou problemas com condicionamento físico dos jogadores. "Jogamos na quinta-feira em Caxias e no domingo em Salvador. Foi um desgaste muito grande. Time que sai atrás, corre mais e tem mais perdas. Estamos tendo problemas por sofrer o primeiro gol também".

Mesmo assim, com tantas variantes, o que fica é a questão de ser analisado jogo a jogo. Um treinador ser analisado rodada a rodada é o mesmo que caminhar no fio da navalha, na corda bamba. Assim, conhecendo-se o futebol brasileiro, é possível cogitar a saída do treinador ainda em 2016, caso o time entre na zona de rebaixamento. O que não acontecerá nas próximas duas rodadas, mesmo que ocorra uma combinação totalmente adversa.