Topo

Gols, vendas e liderança: Balotelli ajuda Nice a amenizar dor de terrorismo

Balotelli já é sucesso de venda de camisas no Nice - Divulgação
Balotelli já é sucesso de venda de camisas no Nice Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

27/09/2016 06h00

No último 14 de julho, Nice viveu o horror de um ataque terrorista quando um tunisiano jogou um caminhão sobre as pessoas que comemoravam o feriado da Queda da Bastilha, matando mais de 80 pessoas e ferindo outras 400. Pouco mais de dois meses depois, a dor permanece, mas uma novidade esportiva colocou a cidade em destaque por um bom motivo: o atacante Mario Balotelli começou com o pé direito sua trajetória no time local.

Uma euforia já é percebida na cidade balneária do sul da França. Com quatro gols em três jogos, Balotelli ajudou a colocar o Nice na liderança do campeonato nacional, título que o clube não conquista desde 1959. A disputa está só no início, mas a perspectiva de contar com o italiano em boa forma e empenhado anima a torcida local.

A poucos metros de um memorial erguido em homenagem às vítimas do ataque do dia 14, a loja oficial do Nice dá destaque à imagem do jogador, um sucesso comercial. No dia de sua apresentação, mais de mil camisas com seu nome foram vendidas. Sem esperar tamanha procura, o clube teve problema no estoque.

Também houve crescimento no quadro de sócios ativos: 20%. Uma organizada ensaiou até música especial para o italiano. "Balotelli é a nossa locomotiva, mas as vendas refletem o sucesso de toda a equipe, que está fazendo um grande início de temporada”, destacou Richard Elkaim, diretor de marketing do clube.

Vindo de temporadas apagadas por Liverpool e Milan, Balotelli fez em três jogos o que levou 26 partidas no time inglês: marcou quatro gols. Os dois primeiros foram logo na estreia, diante do Olympique. Contra o Monaco, anotou mais dois na goleada por 4 a 0, resultado que levou o Nice à liderança do Francês. É o único time ainda invicto no campeonato.

O nome do clube já circula em outros países por um bom motivo. Pedidos de camisas com o nome de Balotelli chegam de diferentes locais, puxados pelo mercado da Itália. Tanto que o Nice preparou uma conta no Twitter em italiano.

Para uma cidade famosa como destino turístico e que agora é obrigada a conviver com as frescas lembranças de um atentado, Balotelli representa uma pequena esperança. E retribui chegando cedo aos treinos, segundo reportagem do El Confidencial, e se mantendo distante de confusões. Se os gols continuarem saindo, Nice terá bons motivos para sorrir.