Topo

Totti completa 40 anos e é celebrado pelo mundo do esporte

AP Photo/Gregorio Borgia
Imagem: AP Photo/Gregorio Borgia

ANSA

27/09/2016 09h01

Poucos atletas no mundo podem se dar ao luxo de ter uma longa carreira em um único clube e serem amados e admirados por torcedores e adversários. Uma dessas lendas, o eterno capitão da Roma, Francesco Totti, completa 40 anos nesta terça-feira (27) e recebe todo o carinho do mundo esportivo.

Entre os eventos marcados para "Il Capitano", está uma festa com 200 convidados em Roma, onde grandes presenças de jogadores e ex-jogadores já foram confirmadas. Além disso, por volta das 20h, Totti usará sua página no Facebook para conversar com seus fãs.

Porém, a carreira de Totti não foi construída apenas por seu carisma. Com números impressionantes, o eterno romanista, clube no qual atua há 25 anos, acumula grandes números no futebol.

Entre as maiores conquistas, certamente, estão a Copa do Mundo de 2006, o título da Roma na temporada 2000/2001 e diversas Copa da Itália.

Além disso, ele é o segundo maior artilheiro na história da Série A, com 250 gols pela Roma - 24 a menos do que Silvio Piola que jogou pelo Pro Vercelli, Lazio, Torino, Juventus e Novara.

O primeiro gol na elite do futebol italiano ocorreu há 22 anos, no dia 4 de setembro de 1994, na partida contra o Foggia. A primeira das 45 "doppietas", marcar dois gols em uma só partida, ocorreu na partida entre Bari e Roma em 9 de novembro de 1997 e a última no jogo contra o Torino no último dia 20 de abril.

Dos 250 gols marcados, 71 foram de pênalti, 21 de falta e apenas 10 de cabeça, que não é a especialidade do atacante. Destes, 122 foram no primeiro tempo e 127 na etapa final de cada partida.

O gol mais rápido da carreira ocorreu no primeiro minuto da patida entre Roma e Cedesa, do dia 21 de janeiro de 2012. Já o mais "demorado", foi marcado no quarto minuto de acréscimo das partidas contra a Fiorentina, no dia 17 de outubro de 1998, contra o Lecce, no dia 4 de abril de 2004, e contra a Udinese no dia 9 de abril de 2011. Mas, o período final parece bem atraente para o Capitão - também pelo fato de, nos últimos anos, ele ter entrado sempre na etapa final de cada partida -: foram 14 gols depois dos 45 minutos do 2º tempo.

Totti já marcou gols em 38 equipes que disputaram a série A, sendo a maior vítima o "falecido" Parma, com 18 gols. Fiorentina e Sampdoria (15), Cagliari e Udinese (14), Bari (12), Palermo, Inter de Milão e Lazio (11), Chievo e Juventus (9), Lecce, Milan e Atalanta (8), Brescia, Bologna e Napoli (7), Reggina e Genoa (6), Empoli, Torino, Livorno e Verona (5), Messina, Perugia, Piacenza, Siena e Catania (4), Modena (3), Cesena (2), Ancona, Ascoli, Como, Foggia, Reggiana, Salernitana, Sassuolo e Vicenza (1) completam a lista.

O atacante da Roma ainda é o terceiro no ranking de jogadores que mais atuaram por uma equipe da Série A, com 604 jogos, ficando atrás de Paolo Maldini, ídolo do Milan, e Javier Zanetti, da Inter de Milão. Com Maldini, ainda divide o título de jogador com mais temporadas consecutivas jogadas, com 25.

Como essa é a última temporada de sua carreira, ambos permanecerão juntos no topo.

Totti ainda acumula outros recordes absolutos: maior número de gols com um só time, maior número de pênaltis marcados na série A, jogador mais velho a ter marcado uma "doppieta" na série A e a marcar um gol na Liga dos Campeões. Já no quesito expulsões, "Il Capitano" aparece na 5ª colocação, com apenas 11 cartões vermelhos em 25 anos de Roma.

Homenagens nas redes sociais: O aniversário de 40 anos de Totti também repercutiu nas redes sociais. Vários jogadores da Roma gravaram vídeos de felicitações e postaram através da conta oficial da equipe no Twitter.

O "rival" Gianluigi Buffon, que é ídolo na Juventus, também mandou sua mensagem dizendo que o atacante "escreveu a história do futebol italiano". Outro rival, o ex-jogador e atual dirigente da Inter, Javier Zanetti, também postou em sua conta uma mensagem: "Campeão em qualquer desafio, em campo ou fora dele. Orgulhoso de ter tido você como adversário. É ainda um prazer te ver jogar", escreveu.

O craque argentino Lionel Messi enviou um mensagem por vídeo. "Feliz aniversário, Totti! Eu espero que você tenha um bom dia. Eu sempre admirei você e desejo ainda mais sucesso. Abraço!", disse o argentino.  

Até mesmo outros clubes, como o Chelsea e a Inter, e a Lega Serie A, que gere o futebol italiano, usaram suas redes para parabenizar "Il Capitano". Além dos clubes, dirigentes aproveitaram o momento para solicitar.

O presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni), Giovanni Malagò, disse que Totti é "campeão de generosidade". O presidente do Napoli, Aurelio De Laurentiis, " Grandeeeeeeee. 40 anos para lembrar e renovar. Felicidades, Francesco".

Outras lendas do esporte mundial enviaram mensagens a Totti.

"Quero te parabenizar pelos teus 40 anos. Desejo um dia muito feliz e todo o melhor para esta temporada", publicou o tenista espanhol Rafael Nadal em vídeo.

Já o velocista tricampeão olímpico Usain Bolt enviou um vídeo em que diz que "de uma lenda para outra, foi uma honra te conhecer".