Topo

Comissão de Tite viu 25 jogos 'in loco' em 18 dias para preparar seleção

Tite valoriza observação "in loco" para acompanhar atletas e estudar esquemas táticos  - REUTERS/Paulo Whitaker
Tite valoriza observação "in loco" para acompanhar atletas e estudar esquemas táticos Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker

Do UOL, em São Paulo

29/09/2016 17h52

A comissão técnica de Tite assistiu a 25 partidas de futebol “in loco” nos últimos 18 dias a fim de preparar a seleção brasileira para os dois próximos compromissos pelas Eliminatórias da Copa, contra Bolívia e Venezuela, no início de outubro.

De acordo com a CBF, no período entre 11 e 28 de setembro, a comissão técnica comandada por Tite observou presencialmente 25 partidas no Brasil e na Europa, em competições como Campeonato Brasileiro, Espanhol, Italiano, Espanhol e Liga dos Campeões, entre outros.

Os enviados de Tite registram diversos momentos das partidas e trocam informações por um grupo de mensagens. Os destaques vão desde uma foto de determinadas situação de jogo, passando por desenhos táticos até a observação dos jogadores no radar da seleção.

 “A visualização 'in loco' é algo que o Tite pede muito, para ampliar o julgamento dos analistas em relação a um sistema tático, posição-função ou a forma de um jogador se comportar em lances de ataque e defesa”, explicou o coordenador Edu Gaspar.

Tite - Reprodução/CBF - Reprodução/CBF
Tite & CIA se dividem entre jogos do Brasileiro, Espanhol, Inglês, Italiano, Champions etc.
Imagem: Reprodução/CBF

“Mesmo com toda a interação no grupo, diariamente nos reunimos para debatermos situações que podem se encaixar no planejamento da comissão técnica para o próximo jogo, ou o aproveitamento de um atleta em determinada função”, acrescentou Edu.

Em segundo lugar nas Eliminatórias para a Copa da Rússia, o Brasil volta a campo no próximo dia 6 contra a Bolívia, na Arena das Dunas, em Natal (RN). Cinco dias depois, a seleção visita a Venezuela em Mérida. 

Alguns dos atletas convocados por Tite, como Renato Augusto e Gil, que atuam no futebol da China, já se apresentaram em Natal à comissão técnica da seleção brasileira.