Topo

Guardiola atribui começo impecável do City a Fernandinho e pede renovação

O brasileiro tem contrato com o Manchester City até o fim da atual temporada - PETER POWELL / EFE
O brasileiro tem contrato com o Manchester City até o fim da atual temporada Imagem: PETER POWELL / EFE

Do UOL, em São Paulo

01/10/2016 20h10

Dezoito pontos em seis jogos e 100% de aproveitamento: é esse o começo impecável do Manchester City na temporada 2016/2017 do Campeonato Inglês. Para o técnico Pep Guardiola, o brasileiro Fernandinho merece grande crédito pelo início perfeito.

“Tudo que aconteceu até agora teria sido impossível sem ele. Se o time tivesse três Fernandinhos, poderia garantir que seríamos campeões. Nós temos só um, mas ele é veloz, inteligente, forte no ar e pode jogar em várias posições”, destacou o espanhol neste sábado, véspera do confronto contra o terceiro colocado Tottenham.

O brasileiro ainda não balançou as redes pelo Manchester City, que tem o argentino Sergio Aguero como seu artilheiro na temporada com cinco gols marcados nas seis rodadas. Mesmo assim, recebeu elogios do professor acostumado a trabalhar com grandes meio-campistas, como Xavi e Iniesta nos tempos de Barcelona.

“Quando ele vê o espaço, parte para a corrida imediatamente. Quando é necessário impor pressão na marcação e desafiar o adversário pela bola, lá está Fernandinho”, prosseguiu Guardiola. No entanto, o comandante demonstra preocupação com o tempo de contrato que resta ao meio-campista: se a diretoria não procurá-lo com a renovação, Fernandinho seguirá no clube até o fim da atual temporada.

“Sei como os managers trabalham aqui na Inglaterra, mas eu não sou um manager que controla tudo, sou um treinador. Eu apenas dou a minha opinião e deixo o clube decidir. Se o clube levar a minha opinião em consideração, vão optar pela permanência dele”, afirmou.