Topo

Como dieta de Guardiola fez Fernandinho decolar e chamar a atenção de Tite

Fernandinho está entre os jogadores que decolaram sob o comando de Guardiola - Reuters / Lee Smith
Fernandinho está entre os jogadores que decolaram sob o comando de Guardiola Imagem: Reuters / Lee Smith

Dassler Marques

Do UOL, em Natal (RN)

03/10/2016 06h00

Na última temporada, foi Douglas Costa quem experimentou um grande salto na carreira após ser treinado por Pep Guardiola. Agora no Manchester City, o catalão pode ser responsável pela ascensão de Fernandinho, que volta à seleção brasileira nesta segunda-feira. 

Em um novo momento na carreira, aos 31 anos, o volante convocado por Tite tem grandes chances de ser titular na próxima quinta, contra a Bolívia, em Natal. Ele é o favorito a assumir a posição de Casemiro, destaque nas partidas do Brasil em setembro, mas lesionado. 

Elogiado por Tite no mês passado, mesmo sem ter sido convocado na ocasião, Fernandinho chamou a atenção justamente por conta do papel que passa a executar na equipe de Pep Guardiola. Antes volante de saída, ele se tornou a figura mais defensiva do meio-campo do Manchester City. A exemplo do que era (e ainda é) Busquets no Barcelona de Guardiola, Fernandinho é quem inicia as jogadas com precisão. 

Essa transformação veio a calhar para Tite, que tem como um dos princípios em seu início da seleção não alterar o posicionamento executado por cada atleta em seu clube. Como o treinador busca uma reposição precisa para Casemiro, Fernandinho naturalmente desponta. Por telefone, recentemente, o próprio Tite explicou isso a Fernandinho. Como foi chamado depois, o atleticano Rafael Carioca parece correr por fora. 

O curioso é que, embora essa seja a posição principal, Guardiola vê em Fernandinho alguém capaz de executar outros papéis. Mais precisamente, jogar em todas as 10 posições da linha, e inclusive, de zagueiro. No domingo, em Tottenham 2 x 0 City, a primeira derrota da temporada, ele jogou mais à frente, como meia. 

Como Guardiola mudou o City - e ajudou Fernandinho

Entre os jogadores que atuaram em Brasil 1 x 7 Alemanha há dois anos, Fernandinho vive um momento novo com a chegada de Guardiola a Manchester. O novo treinador transformou a rotina do City: dispensou jogadores importantes (Hart foi para o Torino-ITA, Nasri para o Sevilla-ESP e Yaya Touré não foi inscrito na Liga dos Campeões), mudou horários de treinamentos de olho no repouso ideal para os atletas, alterou os locais de treinos dos mais jovens...

Mas, acima disso, a maior obsessão de Guardiola parece estar no peso dos atletas. A exemplo do que havia feito no Bayern, em que aboliu doces e guloseimas do vestiário, o que era uma tradição, no City todos precisam se controlar. Esse novo regime fez Fernandinho perder dois quilos, segundo contou em entrevista à Espn Brasil. O brasileiro, e provável novo titular de Tite, é um dos maiores destaques nesse início de temporada europeia.

No vestiário da equipe inglesa, não há lugar para pizza, a carne vermelha deve ser moderada, assim como todas as comidas mais pesadas. Guardiola também determinou a contratação de uma nutricionista de sua confiança para coordenar o processo e avisou que quer todos em forma. 

Fernandinho define Guardiola

"É óbvio que você percebe uma diferença muito grande em relação aos treinadores que já tive. Não à toa ele foi um vencedor por onde passou. A forma de ele trabalhar é muito legal, muito interessante e você consegue entender perfeitamente tudo o que ele quer. Ele explica o porquê de fazer as coisas no treinamento, no jogo, as situações táticas de como atacar e defender. Isso me deixou muito surpreso da maneira positiva e estou bem esperançoso de fazer um bom trabalho com ele na Inglaterra", disse Fernandinho à Espn Brasil.

Programação do Brasil em Natal

A seleção faz seu primeiro treinamento nesta segunda-feira, no fim da tarde. É feriado em Natal, e a atividade na Arena das Dunas terá público de 10 mil torcedores. O Brasil joga na capital potiguar contra a Bolívia, na quinta (06-10), mas segue hospedado até domingo. O jogo seguinte pelas Eliminatórias é fora de casa diante da Venezuela, na terça (11-10).