Jogadores do Sparta Praga pedem desculpas por ofensa machista a árbitra

Do UOL, em São Paulo

Os jogadores do Sparta Praga pediram desculpas nesta segunda-feira por declarações de teor sexista feitas na véspera a uma árbitra.

No domingo, o Sparta Praga visitou o Zbrojovka Brno, em jogo pelo Campeonato Tcheco, e empatou em 3 a 3. O time de Praga chegou a fazer 3 a 2 aos 43 min do segundo tempo, com gol de Matej Pulkrab, mas a equipe de Brno empatou nos acréscimos com Alois Hycka, em posição de impedimento.

Reprodução
No Twitter, meia Lukas Vacha chamou Lucie Ratajova de 'cozinheira' (foto); goleiro Tomás Koubek afirmou que lugar de mulheres 'é no fogão', e não no futebol masculino
Após a partida, a árbitra Lucie Ratajova foi bastante criticada pelos jogadores do Sparta Praga. O meia Lukas Vacha (que, lesionado, não jogou) chamou a juiza de "sporáku" (ou "cozinheira" em tcheco) em sua conta no Twitter; já o goleiro Tomás Koubek disse que "mulheres não deveriam poder apitar futebol masculino". "O lugar delas é no fogão", declarou, segundo a rede de TV britânica BBC.

Vacha tentou consertar e afirmou que o comentário "foi direcionado a um erro específico que afetou a partida, e não a todas as mulheres".

Já Koubek divulgou uma foto de sua mulher e de sua filha no Facebook, acompanhado de uma mensagem. No texto, pede desculpas a todas as mulheres pelo teor dos comentários na véspera.

"Ontem, em Brno, um erro provocou um monte de emoções. Eu, imediatamente após a partida, disse uma frase que me constrange e da qual eu gostaria de me desculpar com todas as mulheres", disse. "Minha declaração foi direcionada a uma pessoa específica, em uma situação que surgiu no jogo. Amo minhas meninas (a esposa e a filha) e vice-versa", completou.

Na terça-feira, o comitê disciplinar da Associação Tcheca de Futebol se reúne para discutir uma possível punição aos envolvidos. O Sparta Praga é o quarto colocado da primeira divisão local, com 16 pontos em nove jogos; o Zbrojovcka Brno é o 13º (de 16 times), com oito pontos em oito jogos.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos