Topo

Aposentado por negligência, ex-atacante será indenizado pelo Tottenham

Radwan Hamed se aposentou após problema médico em 2006 - Empics Sports Photography Ltd.
Radwan Hamed se aposentou após problema médico em 2006 Imagem: Empics Sports Photography Ltd.

Do UOL, em São Paulo

04/10/2016 21h16

Radwan Hamed era um jovem talento das categorias de base do Tottenham, quando em 2006, aos 17 anos, precisou abandonar a carreira nos gramados. A aposentadoria, porém, rendeu ao clube um processo milionário, vencido pelo agora ex-jogador.

Para assinar contrato como profissional, antes da temporada 2005/2006, Radwan Ahmed passou por exames com Peter Mills, médico da equipe londrina ligado à Associação de Futebol da Inglaterra (FA). A análise apontou uma condição “anormal” no coração do atleta, mas Mills deu aval para que o atacante jogasse.

Hamed estreou como profissional do Tottenham em agosto de 2006, em um amistoso na Bélgica. No entanto, sofreu um colapso logo em seu primeiro jogo e caiu desacordado no gramado. O incidente provocou uma lesão cerebral no atleta, que não voltou a atuar.

Segundo o pai de Radwan Hamed, Raymond, a lesão foi resultado de negligência de Peter Mills, entre outros médicos então ligados ao clube londrino. O caso foi parar na Justiça, que deu ganho de causa à família do atleta em primeira instância.

Desta forma, Radwan Hamed receberá 7 milhões de libras (pouco mais de R$ 29 milhões em valores atuais). Do total, o Tottenham pagará 70% do valor, mas será ressarcido por ex-funcionários considerados responsáveis pelo caso; os outros 30% serão pagos por Peter Mills.

Em nota, o Tottenham diz que “lamenta que um ex-funcionário, conforme julgado, tenha sido negligente em seu ofício com Radwan”.