Topo

Arrasada por guerra, Síria bate China e briga por vaga na Copa de 2018

Do UOL, em São Paulo

06/10/2016 12h29

Apesar da guerra e todas as dificuldades que vive dentro de suas suas fronteiras, a seleção da Síria realizou um feito notável nesta quinta-feira (6), nas eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Em partida realizada em Shaanxi, na China, os sírios venceram os chineses por 1 a 0 e se aproximaram do topo do Grupo A.

Aos oito minutos do segundo tempo, Mahmoud Al Mawas recebeu o lançamento de Ahmad Al Salih, limpou o goleiro e bateu firme, garantindo o resultado que deixou a Síria na quarta posição.

De acordo com o regulamento da competição, o terceiro colocado da chave disputará playoffs em busca de uma vaga no Mundial, enquanto primeiro e segundo se garantem de forma direta. Os sírios estão a dois pontos do terceiro lugar, ocupado pelo Uzbequistão, e a três da ponta, ocupada pelo Irã. Em segundo está a Coreia do Sul, com a mesma pontuação do Irã, mas saldo de gols inferior.

Nas outras duas partidas da chave, o Irã venceu o Uzbequistão fora de casa e a Coreia do Sul derrotou o Qatar por 3 a 2 em casa. O gol da vitória dos sul coreanos foi marcado por Son Heung-min, destaque do Tottenham no início do Campeonato Inglês. Restam sete rodadas até a definição da classificação final.

Entre os jogos do Grupo B, o Japão derrotou o Iraque por 2 a 1 e foi a seis pontos em três jogos, ocupando provisoriamente a segunda colocação da chave.