Topo

Seleção encantou na estreia de Tite, mas quinteto precisa provar capacidade

Tite comanda treino da seleção brasileira, em Natal - Nelson Almeida/AFP
Tite comanda treino da seleção brasileira, em Natal Imagem: Nelson Almeida/AFP

Dassler Marques

Do UOL, em Natal (RN)

06/10/2016 06h00

As vitórias convincentes nos dois primeiros compromissos jogaram uma onda de positividade que a seleção brasileira não tinha desde a conquista da Copa das Confederações 2013. Na sequência dos triunfos com Tite que deram confiança, há jogadores em particular que precisam provar suas condições nesta quinta-feira (6), às 21h45, diante da Bolívia, na Arena das Dunas. 

Alisson, Marquinhos, Fernandinho, Giuliano e Willian, que virou reserva, merecem atenção especial por diferentes motivos. Atento a essas questões, Tite sabe que o aspecto individual fomenta o coletivo e, ao colocar Philippe Coutinho como titular e mudar uma equipe que havia ganhado dois jogos, estimulou a competição interna. O treinador acredita que essa disputa eleva o nível geral do time, o que poderá ser atestado nesta noite. 

Primeiro contra a oitava colocada Bolívia, e também na próxima terça, diante da lanterna Venezuela, Tite estará ligado na condição dos atletas. Em especial daqueles que precisam provar um pouco mais para se reafirmarem dentro da seleção.

O goleiro Alisson durante treino do Brasil, em Natal - Nelson Almeida/AFP - Nelson Almeida/AFP
O goleiro Alisson durante treino do Brasil, em Natal
Imagem: Nelson Almeida/AFP

ALISSON

O goleiro ex-Internacional se mantém titular da seleção desde praticamente o início das Eliminatórias, mas vive um momento de afirmação. Depois de chegar à Roma-ITA como primeira opção e jogar nas primeiras partidas da temporada europeia, ele foi para a reserva a partir da renovação do empréstimo do polonês Szczesny, mesmo sem ter falhado. 

No início da semana em Natal, o preparador de goleiros Taffarel ressaltou esse ponto como algo a ser constantemente observado pela comissão técnica, já que Weverton (Atlético-PR) e Alex Muralha (Flamengo), também chamados em outubro, jogam regularmente. Alisson, por sinal, viu um concorrente importante crescer nas últimas semanas. Diego Alves, o goleiro brasileiro de maior destaque na Europa, recuperou a posição no Valencia-ESP com ótimas atuações. 

Thiago Silva (esq.) e Marquinhos durante treino da seleção, em Natal - Nelson Almeida/AFP - Nelson Almeida/AFP
Thiago Silva (esq.) e Marquinhos durante treino da seleção, em Natal
Imagem: Nelson Almeida/AFP

MARQUINHOS

O zagueiro de 22 anos tem sua primeira sequência de verdade pela seleção brasileira, mas já com uma sombra considerável. Trata-se do experiente e ainda em alto nível Thiago Silva, que se acredita poderá recuperar a posição a médio prazo. Companheiro de Thiago no PSG, Marquinhos teve atuações seguras contra Colômbia e Equador, logo após a conquista do ouro olímpico. 

Fernandinho e Tite durante treino - Leo Correa/AP - Leo Correa/AP
Fernandinho e Tite durante treino
Imagem: Leo Correa/AP

FERNANDINHO

Em um dos melhores momentos da carreira, o volante do Manchester City tem a primeira oportunidade com Tite, que havia chamado Rafael Carioca e Casemiro (cortado por lesão) na sua primeira relação. Há grande concorrência no setor, inclusive com o gremista Walace, outro que agrada a comissão técnica. Pesa a favor de Fernandinho a experiência com a camisa da seleção e o fato de estar em atividade no mais alto nível do futebol internacional. 

GIULIANO

Preferência pessoal de Tite, Giuliano não defendia a seleção brasileira desde os tempos de Mano Menezes, há mais de quatro anos. O treinador é admirador confesso do jogador, que combina competitividade com bom recursos técnicos e vive ótimo momento no Zenit. Por outro lado, a convocação dele foi contestada por parte da imprensa e torcida, o que coloca uma dose de pressão para os jogos de outubro. Paulinho, titular, está suspenso.

Willian faz embaixadinha observado por Phillipe Coutinho - NELSON ALMEIDA/AFP - NELSON ALMEIDA/AFP
Willian faz embaixadinha observado por Phillipe Coutinho
Imagem: NELSON ALMEIDA/AFP

WILLIAN

Relegado ao banco de reservas, o meia do Chelsea não produziu no seu melhor nível nas partidas sob o comando de Tite em setembro. Além disso, após temporada elogiada em seu clube, não tem mantido o mesmo desempenho com Antonio Conte. Com o provável retorno de Douglas Costa ao grupo no próximo mês, precisa dar demonstração de que ainda é o jogador de destaque dos tempos de Dunga. 

FICHA TÉCNICA

BRASIL x BOLÍVIA

Local:
 Arena das Dunas, em Natal (RN)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Data: 6 de outubro de 2016, quinta-feira
Arbitragem: Wilson Lamouroux (COL), auxiliado por Alexander Guzmán e Eduardo Díaz (COL)

BRASIL: Alisson; Dani Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho; Coutinho, Giuliano, Renato Augusto e Neymar; Gabriel Jesus. 
Treinador: Tite

BOLÍVIA: Carlos Lampe; Edemir Rodríguerz; Ronald Eguino, Ronald Raldes e Leonel Morales; Raúl Castro, Alejandro Meleán e Wálter Veizaga; Yasmani Duk e Pablo Escobar; Marcelo Moreno.
Treinador: Ángel Guillermo Hoyos