Topo

Mais desgastado da seleção, Neymar é dispensado de viagem à Venezuela

Nelson Almeida/AFP
Imagem: Nelson Almeida/AFP

Dassler Marques

Do UOL, em Natal (RN)

07/10/2016 12h44

A condição física é a justificativa apontada pela comissão técnica da seleção para que Neymar não vá para a Venezuela. Suspenso após receber o segundo cartão amarelo em Brasil 5 x 0 Bolívia, o atacante está de folga nesta sexta, assim como todos os demais colegas. Entretanto, não precisa se reapresentar à noite, em Natal. Ele próprio publicou foto da saída

Na avaliação de Tite, que evitou confirmar a informação logo após a partida, Neymar precisa descansar. Antes mesmo do jogo contra os bolivianos, os relatórios da comissão técnica do Brasil indicavam que o atacante, além do zagueiro Marquinhos, eram os jogadores com maior índice de desgaste de toda a seleção. Por isso, no entendimento deles, não houve a necessidade de manter Neymar no elenco por mais quatro dias.

"Devo conversar com o grupo todo, com a direção toda", disse Tite. "Mas ele vinha de nove jogos seguidos no Barcelona. Vocês não sabem o que se passa... o Luis Enrique tinha planejado retirá-lo nessa última partida (do Barcelona, no fim de semana passado), porque com nove e dez jogos seguidos você está a ponto de estourar. (...) Ele não retirou o Neymar porque o Messi se machucou. Aí não dava. Aqui ele jogou o décimo jogo seguido", acrescentou.

O próprio Tite disse que chegou a cogitar a possibilidade de não colocar o atacante diante da Bolívia, embora essa fosse uma possibilidade impensável. "Eu estava em um dilema de escalar. Digo, 'como vou deixar de escalar o Neymar?'. Mas fiquei com um sentimento de 'não vou dormir dois dias se estourar o cara'. Eu falo da saúde do atleta, porque aí não poupou, não ajustou a carga de treinamentos". comentou após o triunfo. 

Diante dos bolivianos, Neymar foi o grande nome da partida com um gol e duas assistências no primeiro tempo da vitória por 5 a 0. Já na Venezuela, a maior probabilidade é que Willian seja o novo titular