Topo

Com Pogba decisivo, França vence Holanda e lidera grupo nas Eliminatórias

Payet - Franck Fife/AFP - Franck Fife/AFP
Imagem: Franck Fife/AFP

Do UOL, em São Paulo

10/10/2016 17h38

Depois de uma semana em que foi questionado por suas atuações abaixo da média pela seleção francesa, Paul Pogba "acordou". O meio-campista marcou um bonito gol para definir a vitória por 1 a 0 sobre a Holanda, nesta segunda-feira (10), em Amsterdã, pelas Eliminatórias Europeias da Copa de 2018.

O resultado colocou a França na liderança do Grupo A, com sete pontos. A equipe está empatada com a Suécia, que venceu a Bulgária (três pontos) na rodada.

Já a Holanda ficou com quatro pontos, em terceiro, fora da zona de classificação. Completam a chave as seleções de Belarus (dois pontos) e Luxemburgo (um).

Após críticas, Pogba responde com belo gol

Pogba - Peter Dejong/AP - Peter Dejong/AP
Imagem: Peter Dejong/AP

O jogador mais caro do mundo não vinha tendo atuações convincentes pela seleção há um bom tempo, o que gerou até cobrança do treinador Didier Deschamps. Ele disse que Pogba "pode e deve melhorar" pela equipe nacional. E a resposta veio da melhor forma possível: com uma pancada de fora da área aos 31 minutos do primeiro tempo, que o goleiro Stekelenburg aceitou. Pogba foi abraçado pelos companheiros, mas comemorou timidamente.

Sem Sneijder, Holanda escala caras novas

Holanda - Emmanuel Dunand/AFP - Emmanuel Dunand/AFP
Imagem: Emmanuel Dunand/AFP

O torcedor acostumado a ver a seleção holandesa com alguns dos principais jogadores do futebol mundial pode não ter reconhecido vários nomes do time que entrou em campo. Sem o meia Sneijder, lesionado, a Holanda escalou vários atletas com menos de dez partidas pela seleção, como o lateral Karsdorp, os meias Pröpper e Klaassen e o atacante Janssen. Os mais experientes do time, que passa por uma renovação após ficar fora da Eurocopa de 2016, foram o goleiro Stekelenburg e o lateral Blind.

França domina as ações fora de casa

Mesmo atuando como visitante, a França se impôs como melhor time e controlou a partida. Os atuais vice-campeões europeus foram fortes na marcação e chegaram várias vezes com perigo – na melhor chance, Gameiro ficou na cara do gol após lançamento preciso de Pogba, mas chutou em cima de Stekelenburg. Já a Holanda foi lenta na circulação de bola e praticamente não assustou. Só aos 43 do segundo tempo é que Memphis teve uma grande para empatar, mas a finalização à queima-roupa parou em ótima defesa de Lloris.

FICHA TÉCNICA

Holanda 0 x 1 França

Local: Amsterdam Arena, Amsterdã (Holanda)
Data: 10/10/2016
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Damir Skomina (Eslovênia)

Gol: Pogba, aos 31 minutos do 1º tempo
Cartões amarelos: Pröpper e Strootman (Holanda); Pogba (França)

Holanda: Stekelenburg; Karsdorp, Bruma, Van Dijk e Blind; Wijnaldum (Dost) e Strootman; Promes (Memphis), Pröpper (Willems) e Klaassen; Janssen. Técnico: Danny Blind

França: Lloris; Sidibé, Varane, Koscielny e Kurzawa; Pogba e Matuidi; Sissoko, Griezmann (Kanté) e Payet (Martial); Gameiro (Gignac). Técnico: Didier Deschamps