Topo

Santos estuda a contratação de zagueiro estrangeiro para 2017

Walter Ibáñez (esq.) foi oferecido ao Santos e pode ser reforço para a temporada 2017 - Divulgação/Site Oficial Alianza Lima
Walter Ibáñez (esq.) foi oferecido ao Santos e pode ser reforço para a temporada 2017 Imagem: Divulgação/Site Oficial Alianza Lima

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

10/10/2016 06h00

A diretoria do Santos estuda contratar uma reposição para o zagueiro Gustavo Henrique, que passou por nova cirurgia de reconstrução ligamentar do joelho direito nesta semana e só deve retornar no segundo semestre de 2017.

O UOL Esporte apurou que o nome da vez é o de Walter Ibáñez, do Alianza Lima, do Peru.

O defensor uruguaio tem 31 anos e foi oferecido por empresários. Ele construiu a carreira em seu país e no próprio clube peruano. No último ano, teve uma passagem pela Universidad Católica, do Chile.

A opção imediata escolhida para o lugar de Gustavo Henrique foi David Braz, titular por um longo período antes de sofrer com lesões. Nas três partidas em que atuou, o Santos venceu todas e sofreu dois gols.

A defesa titular durante a maior parte do Campeonato Brasileiro, Gustavo Henrique e Luiz Felipe, rendeu ao técnico Dorival Júnior estabilidade no setor. Apesar da irregularidade, o time se manteve entre os menos vazados ao longo da competição.

A vinda de um estrangeiro precisaria, principalmente, da aprovação de Dorival. Três argentinos já foram testados, reprovados e até dispensados pelo treinador – casos do volante Ledesma e dos atacantes Patito Rodriguez e Maxi Rolón.

O volante colombiano Valencia surpreendeu ao ter o seu contrato renovado, mas praticamente não é aproveitado pelo treinador.

Destes, há também o nome de Fábian Noguera, que sequer foi relacionado para uma partida oficial após três meses de clube. A primeira opção para o banco tem sido Lucas Veríssimo, mas Noguera pode ganhar uma oportunidade após marcar o gol de empate do Santos no amistoso contra o Benfica, de Portugal, no último sábado, na Vila Belmiro.

A exceção entre os estrangeiros são o colombiano Copete e o meio-campista Vecchio, que tiveram a contratação avalizada pelo treinador. Copete virou titular absoluto depois da saída de Gabriel Barbosa, enquanto o argentino tem substituído Vitor Bueno.