Topo

Técnico da Albânia achou goleiro em vila de pescadores e virou 'milagreiro'

Berisha morava em uma vila de pescadores na Suécia - David Rogers/Getty Images
Berisha morava em uma vila de pescadores na Suécia Imagem: David Rogers/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/10/2016 06h00

A seleção da Albânia fez história ao se classificar para a última Eurocopa e atualmente disputa a liderança de seu grupo das eliminatórias da Copa com Itália e Espanha. Essa evolução se deve muito ao técnico italiano Gianni de Biasi. Com buscas na internet e mais de 70 viagens, ele achou jogadores em outros países e virou quase um "milagreiro".

De Biasi foi anunciado pela Albânia em dezembro de 2011. Assim que assumiu, começou o garimpo de jogadores que estavam morando em outros países e "esquecidos" na terra natal. Para encontrar o goleiro Etrit Berisha, por exemplo, sua equipe de auxiliares teve trabalho.

"Meu auxiliar o encontrou primeiro em uma pescaria na Suécia. Etrit jogava no Kalmar e morava em uma vila de pescadores perto da cidade sueca. Antes de trabalhar conosco, ele nunca tinha sequer treinado com um preparador de goleiros", contou De Biasi.

Berisha foi convocado para dois amistosos no início de 2012 e não saiu mais do time. Foi contratado pela Lazio no ano seguinte, fez quase 40 jogos na equipe italiana e agora está emprestado ao Atalanta.

"Fomos procurando país a país, buscando na internet por sobrenomes albaneses. Depois, passamos a observar vídeos. Quando víamos que o jogador tinha qualidade, viajávamos para conversar com ele. Fiz mais de 70 viagens", disse De Biasi.

Os resultados começaram a aparecer. A classificação à Eurocopa foi muito comemorada pela população local e pelo governo. Passaporte diplomático e prêmio em dinheiro foram dados aos jogadores. O treinador italiano se tornou uma celebridade no país.

Segundo o jornal ABC, a fama que se criou fez com que pessoas doentes se aproximassem e tocassem De Biasi nas ruas da Albânia em busca de cura. De milagreiro no futebol, ele virou praticamente um "curandeiro" para o povo.