Topo

10 histórias curiosas da centenária Vila Belmiro

Vila Belmiro completa cem anos nesta quarta-feira - Alexandre Schneider/Getty Images
Vila Belmiro completa cem anos nesta quarta-feira Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/10/2016 06h00

Inúmeras histórias, muitas conquistas e uma seleção de craques fizeram parte da centenária história do estádio Urbano Caldeira, a mundialmente conhecida Vila Belmiro. No dia 12 de outubro de 1916, a casa do Santos foi inaugurada em uma noite de festa, mas sem futebol. Isso mesmo, na oportunidade, uma chuva forte impediu que o jogo contra o Ypiranga acontecesse. A partida só foi realizada dez dias depois. Veja essa e outras nove histórias da "vila mais famosa do mundo":

Vila Belmiro em 1916 - SantosFC - SantosFC
A Vila Belmiro em 1916
Imagem: SantosFC

Vila Belmiro ou Vila Operária?
Em 1915, um ano antes de o estádio ser construído, o bairro onde ele se localiza ganhou o nome de Vila Belmiro em homenagem ao ex-prefeito da cidade, Belmiro Ribeiro. Antes disso, a região era chamada de Vila Operária. Belmiro Ribeiro ficou conhecido por doar terrenos ao município, entre eles alguns na então Vila Operária.

Estreia adiada
A Vila Belmiro foi inaugurada oficialmente no dia 12 de outubro de 1916, mas a bola só rolou no estádio do Santos dez dias depois, já que as fortes chuvas impediram a realização da partida contra o Ypiranga. O duelo, então, foi remarcado para 22 de outubro. Aí, sim, o Santos estreou para valer na nova casa e não decepcionou: vitória por 2 a 1. O primeiro gol do estádio foi de Adolfo Millon Júnior.

Luz nova e derrota
Antes de a bola rolar, festa e celebração. Ao fim do jogo, decepção. Em março de 1931, a Vila Belmiro ganhou um belo presente: o sistema de iluminação do estádio. A instalação foi inaugurada em um amistoso contra uma seleção da cidade de Santos. E o resultado não foi bom para os anfitriões: derrota por 1 a 0, para ofuscar o novo brilho do estádio.

Ídolo/árbitro
A identificação de Urbano Caldeira com o Santos era tão grande que ele até hoje dá nome ao estádio. No entanto, isso não impediu que ex-jogador apitasse uma partida do time de seu coração. Foi um acaso, é verdade: em 1929, o juiz escolhido para um jogo do Santos se sentiu mal e não conseguiu continuar. Urbano Caldeira, então, assumiu a função, mas o resultado considerado foi o construído antes da inusitada substituição.

Quem foi Urbano Caldeira?
O nome oficial da Vila Belmiro é Estádio Urbano Caldeira. Mas quem foi ele? Foi um jogador, treinador e dirigente do Santos, dos mais apaixonados pelo time alvinegro. A história conta que ele às vezes era visto aparando o gramado do estádio, tamanha sua dedicação. Urbano Caldeira morreu em 1933. Poucos dias depois, um dirigente santista sugeriu que esse ídolo desse nome ao estádio da Vila Belmiro. A diretoria rapidamente aprovou a ideia.

Recorde e desabamento
O dia 20 de setembro de 1964 entrou para a história da Vila Belmiro por dois motivos. O primeiro: é a data do recorde oficial de público do estádio, que recebeu 32.986 pagantes para o clássico contra o Corinthians. Só que tanta gente acabou causando um grave problema: parte da arquibancada desabou logo aos 6min de jogo. O saldo foi de 181 pessoas feridas. A partida foi remarcada para o Pacaembu, em São Paulo, e terminou empatada por 1 a 1.

Fachada da Vila Belmiro, em 2011 - Ricardo Nogueira/Folhapress - Ricardo Nogueira/Folhapress
Alçapão e Vila mais famosa do mundo: alguns dos apelidos do estádio
Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Alçapão
Foi em 1930, depois de uma temporada sem derrotas em casa, que a Vila Belmiro ganhou o apelido de “Alçapão”. O autor da nomenclatura, segundo registros, foi o jornalista Antônio Guenaga, do jornal “A Tribuna”, empolgado pela sequência de 25 partidas invictas do Santos em seu estádio.

O 1º ao vivo
O primeiro jogo de futebol transmitido ao vivo na televisão brasileira aconteceu na Vila Belmiro. Em setembro de 1955, no aniversário de 5 anos da televisão brasileira, a TV Record transmitiu diretamente do estádio alvinegro o clássico entre Santos e Palmeiras, válido pelo Campeonato Paulista daquele ano. E os anfitriões fizeram bonito na telinha: vitória por 3 a 1.

Torcida do Santos contra o Santos
Nos anos 1950 e início dos 60, um grupo de torcedores fanfarrões fazia questão de ir à Vila Belmiro para criticar o radialista Ernani Franco, apelidado de papagaio, e provocar o próprio time do Santos. Na entrada em campo, por exemplo, eles soltavam rojões para a equipe rival. O grupo, apelidado de Coreia (o país asiático era apontado como inimigo na guerra contra os EUA), tinha o reforço de torcedores de outros times que aproveitavam para atormentar o Santos.

Futebol ou boxe?
Não foram só grandes jogos de futebol que marcaram a história da Vila Belmiro. Em 6 de maio de 1950, o gramado do estádio santista foi palco de uma histórica luta entre os pesos pesados Joe Louis e Tommy Giorgio. Com o dinheiro do evento, o Santos arrecadou fundos para investir na conclusão das obras de ampliação da Vila Belmiro.