Topo

Argentina sem Messi só supera Venezuela e Bolívia e vê Copa em risco

Do UOL, em São Paulo

12/10/2016 06h00

derrota em casa por 1 a 0 contra o fraco Paraguai acendeu o sinal amarelo em Buenos Aires. Para se classificar à Copa do Mundo, a Argentina precisará contar com Lionel Messi. Sem ele em campo, a vaga na Rússia em 2018 corre sério risco -- o aproveitamento da seleção argentina é de 33%, apenas à frente de Peru e Bolívia (27%) e Venezuela (7%).

Desde o início das Eliminatórias, Messi tem sofrido com problemas físicos, principalmente no púbis, que o deixou de fora dos três últimos jogos da seleção – ele já havia perdido os quatro primeiros compromissos da competição continental.  

Sem Messi em sete oportunidades, a Argentina venceu apenas uma partida, perdeu duas e empatou quatro. Com o craque em campo, são três vitórias em três jogos, com 100% de aproveitamento, cinco gols marcados e apenas um sofrido. 

Quinta colocada da competição continental, a Argentina hoje teria de passar por uma repescagem para se classificar ao Mundial da Rússia. Situação semelhante àquela vivida por Uruguai para as duas últimas Copas do Mundo. Em 2014, os uruguaios chegaram à repescagem com 52%, enquanto quatro anos antes foram à África do Sul com 44%.

Hoje, após dez rodadas, a Argentina ganhou 53% dos pontos que disputou. Isto é, para não passar pela repescagem e correr o risco de ficar fora do Mundial da Rússia, a Argentina precisa de Messi inteiro, em campo, de preferência a todo vapor. O próximo compromisso da seleção argentina, aliás, será contra o Brasil, no dia 10 de novembro, no Mineirão.

Argentina com Messi: 100% de aproveitamento

Argentina 2 x 1 Chile

Argentina 2 x 0 Bolívia

Argentina 1 x 0 Uruguai

Argentina sem Messi: 33% de aproveitamento

Argentina 0 x 2 Equador

Argentina 0 x 0 Paraguai

Argentina 1 x 1 Brasil

Argentina 1 x 0 Colômbia

Argentina 2 x 2 Venezuela

Argentina 2 x 2 Peru

Argentina 0 x 1 Paraguai