Topo

Agora técnico, Dodô vê Paulo Autuori como inspiração e aguarda por estágio

Ivan Storti/ Santos FC
Imagem: Ivan Storti/ Santos FC

Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

13/10/2016 06h00

O “artilheiro dos gols bonitos” mudou. No lugar da chuteira e do meião, entra a prancheta. Aos 42 anos, o atacante Dodô decidiu seguir a carreira de treinador de futebol. Em sua primeira experiência, o agora “professor” teve uma breve passagem de três semanas pelo Rio Negro, de Manaus.

“A experiência dentro de campo foi excelente, mas a parte de fora foi totalmente impossível de fazer o trabalho. A estrutura do clube eu já sabia que não era boa, mas era bem pior daquilo que imaginei. As pessoas que estavam comandando o clube são pessoas que não querem fazer futebol sério, então eu resolvi sair”, explicou Dodô, que aproveitou a breve passagem para se certificar de que a profissão de técnico é seu caminho.

“Adoro ver jogo, adoro estar antenado no que está acontecendo. É uma coisa que me agrega bastante, e a experiência que tive em Manaus foi mais pontual, para eu saber que realmente é aquilo que quero fazer”.

Para iniciar a carreira como treinador, Dodô vê em Paulo Autuori, que o treinou no Botafogo e no Santos, uma referência a ser seguida. “Ele é um exemplo para mim, pelo fato de ser um cara muito correto, ter uma parte tática muito boa e o tratamento com os jogadores”, explica.

A inspiração em Paulo Autuori pode render, inclusive, uma nova oportunidade para Dodô. O ex-atacante aguarda pela chance de fazer um estágio no atual clube do treinador, o Atlético-PR.

“Falei com ele para ficar um período no Atlético-PR, disse que vai me ligar para eu ficar um pouco lá. O importante é eu me preparar, é uma coisa que eu gosto, não é forçada. Você tem que estar bem preparado para quando surgir a oportunidade e fazer um bom trabalho”.

Sobre o perfil que espera adotar à beira do campo, Dodô disse que sua postura variará com o que encontrar nos clubes. “Administrar um grupo é uma das coisas mais difíceis, você tem que saber a hora de ser mais forte, a hora de ser mais tranquilo. Então, depende muito do que vou encontrar”, completou.