Topo

Ferguson tentou vender CR7 ao Barça contra investida do Real, diz jornal

JACK TAYLOR / AFP
Imagem: JACK TAYLOR / AFP

Do UOL, em São Paulo

14/10/2016 07h25

Para frustrar a investida do Real Madrid em Cristiano Ronaldo, o técnico Alex Ferguson ofereceu o então craque do Manchester United ao Barcelona. É o que revela nesta sexta-feira (14) o diário “As”, que publicou um trecho de uma biografia do atacante português que será lançada no próximo dia 19 de outubro.

“O escocês tinha muito claro que não podia dar seu braço a torcer. Isso era muito mais do que uma venda, se tratava de manter sua autoridade aos olhos do mundo. (...) Tinha tentado nas semanas anteriores uma estratégia maquiavélica. Preparando-se contra a situação de não poder convencer o português a ficar, contatou o Barcelona para que fosse seu próximo destino. Qualquer coisa menos o Real Madrid. Mas Ronaldo tinha muito claro onde queria ir”, revela o livro do autor Guillem Balagué, correspondente do "As" em Londres.Segundo o relato dele, Ferguson organizou uma viagem a Portugal no verão de 2008 para  acabar com o desejo do Real, que sondava o Manchester United desde o ano anterior sobre a contratação de Cristiano Ronaldo.

O português expressava o desejo de ir para Espanha, chegou a dizer que sabia do interesse do Real Madrid, mas não se aprofundava no assunto por conta de uma proibição de Alex Ferguson e Carlos Queiroz, então auxiliar do escocês. O técnico do United descartou a venda do maior destaque do seu time, que renovou contrato com o clube até 2012 em abril de 2007.

A renovação, no entanto, estabeleceu um preço: 75 milhões de euros como rescisão. O Real Madrid sabia disso, apesar da imprensa madrilena especular que o clube espanhol poderia pagar até 120 milhões de euros pelo reforço.

O plano de Ferguson não deu certo, e o treinador buscou um acordo de cavalheiros com seu jogador. Ele não deixou Cristiano Ronaldo sair do United naquela temporada, mas se comprometeu a liberá-lo se ele se comportasse bem nos doze meses seguintes, desse o suficiente ao clube e o Real chegasse com uma proposta recorde.

Foi o que ocorreu em junho de 2009, quando a venda de Cristiano Ronaldo se tornou a maior da história do futebol até então.

Quer receber notícias do Real Madrid e do Barcelona de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.