Topo

Ex-lateral se candidata apoiado por filho de Koff e monta pleito no Grêmio

Raul Mendes, candidato à presidência do Grêmio contra Romildo Bolzan Júnior - Reprodução
Raul Mendes, candidato à presidência do Grêmio contra Romildo Bolzan Júnior Imagem: Reprodução

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

17/10/2016 13h06

Raul Mendes, lateral direito do Grêmio nos anos 1980, confirmou no último sábado sua candidatura à presidência do clube. Apoiado por movimentos de oposição ao atual presidente, Romildo Bolzan Júnior, o ex-atleta conta com o filho do ex-presidente Fábio Koff entre seus vice-presidentes. Bolzan, por sua vez, também montou a nominata de sua chapa e o pleito em primeiro turno ocorrerá no fim de outubro. 

Raul Mendes terá como vices: Fábio Koff Júnior, Airton Ruschel, Omar Selaimen, Jorge Bastos, Pierre Gonçalves e Adalberto Aquino. Além do filho de Koff, Rushel já concorreu à presidência do clube recentemente e Selaimen foi do departamento de futebol em 2013. Além da união de nomes de presença constante no Conselho com representatividade em movimentos oposicionistas. 
 
Já a chapa de Romildo Bolzan Júnior visa mudar dois nomes no atual Conselho de Administração. Saem Antonio Dutra Júnior - envolvido em polêmica com o então vice de futebol Alberto Guerra e que acabou saindo do departamento - e Odorico Roman, e entram o ex-presidente Duda Kroeff e Paulo Luz. 
 
Desta forma, a nominata de Romildo tem: Adalberto Preis, Sergei Costa, Duda Kroeff, Paulo Luz, Marcos Herrmann e Cláudio Oderich. 
 
A eleição em primeiro turno, restrita a conselheiros, está marcada para 25 de outubro. Os candidatos precisam somar ao menos 20% dos votos dos 300 representantes da torcida para que exista segundo turno, onde é o associado que decide o mandatário para os próximos três anos. Com a união das oposições e o fortalecimento da situação no Conselho na última eleição, o quadro mais provável é que ambos consigam a votação necessária. O segundo turno da eleição, caso se confirme, está marcado para 12 de novembro.