Topo

Inter convoca reunião no conselho para explicar acerto com a Globo

Divulgação e Arte UOL
Imagem: Divulgação e Arte UOL

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

19/10/2016 19h06

O Internacional convocou reunião extraordinária no seu Conselho Deliberativo. O edital, lançado nesta quarta-feira (19), prevê encontro na próxima sexta e com pauta específica: abordar o acerto entre o clube e a TV Globo/Globosat sobre os direitos de transmissão de todas as plataformas para o período 2021-2024.

Movimentos de oposição se mobilizaram para pedir um encontro com a diretoria. A busca é por esclarecimento sobre os termos do acordo com a emissora carioca.

Quase simultaneamente a publicação do edital, a diretoria reuniu os candidatos à presidência para fazer explanação sobre o tema. Pedro Afatatto, Marcelo Medeiros e José Amarante se encontraram com Vitorio Piffero, atual presidente, para tomar conhecimento das cláusulas e dos valores a serem recebidos pelo Colorado.

Entenda o caso

No começo do mês, o Inter recebeu e aceito proposta da TV Globo/Globosat para os direitos de transmissão em TV aberta, TV fechada, PPV e internet. A conclusão do negócio foi noticiada pelo Blog do Ohata, no UOL Esporte.

Para a oposição, a assinatura do documento fere o novo estatuto do clube – aprovado em assembleia geral e já registrado em cartório. Nele, é vedada a assinatura de contratos superiores a dois anos. E adiantamento de receitas futuras.

A atual diretoria tem visão totalmente distinta e afirma que não há adiantamento de receitas. Os valores a serem recebidos são apontados como luvas.

“O acordo extremamente vantajoso no sentido de luvas. Importante frisar: não é adiantamento, de acordo com o conselho fiscal, então não ferimos o estatuto", disse Vitorio Piffero no anúncio oficial do acordo com a Globo. "Não temos nenhum centavo de adiantamento e até dezembro não haverá adiantamento de nenhuma receita", completou.

Antes de fechar com a Globo o pacote completo, o Internacional assinou com o Esporte Interativo, do Grupo Turner, para o biênio 2019-2020 na TV fechada. Os direitos para as demais plataformas do período ainda estão em negociação.

Quer receber notícias do Internacional de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.