Topo

Tite fala em bom senso com clubes e explica convocação de Jesus e Muralha

Rodrigo Caio é a novidade em convocação da seleção; veja a lista

UOL Esporte

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/10/2016 12h17

Conforme o Campeonato Brasileiro se aproxima do final, desfalques se tornam mais críticos às equipes em posições de disputa por título, Libertadores e rebaixamento. O técnico Tite teve que explicar nesta sexta-feira (21) a convocação de seis atletas do futebol nacional para os jogos contra a Argentina e o Peru nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2018.

Foram chamados por ele os goleiros Alex Muralha (Flamengo) e Weverton (Atlético-PR), o zagueiro Rodrigo Caio (São Paulo), o lateral Fagner (Corinthians), o meia Lucas Lima (Santos) e o atacante Gabriel Jesus (Palmeiras), sendo que apenas o palmeirense tem sido aproveitado como titular do Brasil.

"Tem que ter bom senso preservando a responsabilidade da seleção brasileira de classificação, mas eu posso ter bom senso e não convocar dois do Flamengo, dois do Palmeiras, porque isso causa um desequilíbrio técnico. É preciso estabelecer escolhas coerentes", argumentou.

A princípio, a seleção não irá desfalcar os clubes no Campeonato Brasileiro no período de preparação e jogos das Eliminatórias. Os jogadores convocados irão à concentração em Belo Horizonte no domingo, dia 6. Apenas Weverton não terá realizado a partida da rodada do Brasileirão, marcada para a noite de segunda (7 de novembro). No entanto, a comissão técnica deve liberar o jogador a chegar mais tarde.

“A única questão de liberação é o caso do Weverton que é o único time que joga segunda-feira. Esse sim eu vou conversar com o clube para ver a real necessidade. Quanto ao segundo jogo é improvável uma liberação, porque temos que ter nossas responsabilidades. Depois podemos fazer uma logística diferenciada para que o jogador retorne ao clube", explicou o coordenador técnico Edu Gaspar.

O retorno da partida fora de casa contra Peru, no dia 15, pode comprometer as participações de Rodrigo Caio e Alex Muralha nos jogos do São Paulo contra o Grêmio e do Flamengo contra o América-MG, ambos no dia 16, mesmo caso de Fagner, que pode chegar em cima da hora para a partida do Corinthians contra o Figueirense. Os demais clubes com atletas convocados só entram em campo no dia 17.

Quer receber notícias da seleção brasileira ou do seu clube de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.