Tite já tem seus 'queridinhos' e dá fórmula para se manter na seleção

Bernardo Gentile e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

Rodrigo Caio é a novidade em convocação da seleção; veja a lista

Sob o comando de Tite, a seleção brasileira conquistou quatro vitórias em quatro jogos e assumiu a liderança das Eliminatórias. Mais que isso, o time mostrou um futebol convincente. Tal cenário fez com que o treinador mudasse o discurso com relação aos convocados. Se antes da primeira lista a promessa era de testar vários atletas, a realidade mostra o contrário.

Em três convocações, o comandante da seleção convocou 28 atletas. Três deles foram chamados apenas na primeira vez e mostram que perderam espaço neste momento: Marcelo Grohe, Rafael Carioca e Gabigol. Os demais são os jogadores que frequentemente têm aparecido na lista de Tite, sem novidades ou surpresa.

O treinador não esconde que a situação mudou após os quatro primeiros jogos. Os bons resultados, além do bom desempenho apresentado, fizeram com que um grupo fosse formado. Tite fala disso abertamente e dá dicas do que cada jogador deve fazer para se manter ou chegar à seleção.

"Vitória como consequência de desempenho. Na seleção e no clube. Reiteradamente avisamos para os jogadores arrebentarem no clube. E não estou falando isso aqui na coletiva para mandar recado. É o que falo sempre para os atletas. O que os trouxe até aqui é soma do desempenho com resultados. Nos clubes e na seleção", disse o treinador do Brasil.

"A lista ganhou corpo. Quanto menos mudar, melhor. Se o jogador continuar jogando bem no clube e na seleção não tem porque mudar a convocação. Vai jogar quem estiver melhor sempre", completou Edu Gaspar, coordenador da seleção.

Uma curiosidade da lista de Tite é Douglas Costa. O jogador do Bayern de Munique-ALE foi convocado em todas as três vezes, mas acabou cortado das duas primeiras por conta de lesão. O atacante foi novamente chamado e, agora, pode finalmente fazer a estreia com o novo treinador.

"Douglas tem cinco jogos pela frente ainda pelo clube dele [Bayern de Munique]. Ele está recondicionado, a resposta técnica foi boa. Ele pode trabalhar como quem flutua ou dando amplitude ao time. Ele tem essa versatilidade. Jogar mais aberto o compor para ser articulador de meio de campo", explicou Tite.

Líder das Eliminatórias da Copa do Mundo, o Brasil volta a campo em novembro. No dia 10, receberá a Argentina, no Mineirão – voltará ao estádio após a goleada por 7 a 1 para a Alemanha na semifinal da Copa de 2014. No dia 15, a seleção encara o Peru, em Lima.

Confira a lista completa
Goleiros:

Alex Muralha (Flamengo)
Alisson (Roma)
Weverton (Atlético-PR)

Laterais:

Daniel Alves (Juventus)
Fagner (Corinthians)
Filipe Luís (Atlético de Madri)
Marcelo (Real Madrid)

Zagueiros:

Gil (Shandong Luneng)
Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Thiago Silva (PSG)
Rodrigo Caio (São Paulo)

Meio-campistas:

Casemiro (Real Madrid)
Fernandinho (Manchester City)
Giuliano (Zenit)
Lucas Lima (Santos)
Paulinho (Guangzhou Evergrande)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Renato Augusto (Beijing Guoan)
Willian (Chelsea)

Atacantes:

Douglas Costa (Bayern de Munique)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Neymar (Barcelona)
Roberto Firmino (Liverpool)

Quer receber notícias da seleção brasileira de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos