Topo

Conmebol processa firma responsável por negociar contratos da Libertadores

Xinhua/Luciana Granovsky/TELAM
Imagem: Xinhua/Luciana Granovsky/TELAM

Do UOL, em São Paulo

24/10/2016 16h33

A Conmebol decidiu entrar com uma ação legal nos Estados Unidos contra a International Soccer Marketing Inc. (ISM), empresa norte-americana responsável por comercializar com exclusividade os direitos de patrocínio da Copa Libertadores da América. A iniciativa foi divulgada nesta segunda-feira (24) pela própria entidade esportiva sul-americana.

Segundo comunicado divulgado em seu site oficial, a Conmebol quer romper seu contrato com a ISM e recuperar mais de US$ 18 milhões (mais de R$ 56 milhões) de comissões pagas à empresa desde 1998. Dizendo-se “vítima” dos “atos de corrupção que sacudiram o futebol internacional em maio de 2015”, a entidade acusou a parceira de pagar propina a antigos dirigentes da confederação, de forma a conseguir acordos vantajosos no mercado de propriedades.

“Esta é a primeira de várias ações legais que a Conmebol iniciará nas próximas semanas”, promete Monserrat Jiménez, diretora jurídica da confederação. “Um dos eixos da nova Conmebol é fazer justiça para o futebol sul-americano. Estamos comprometidos em buscar reparações ante os danos gerados por aqueles que abusaram de seu poder no passado”, acrescentou.

Diante da acusação, a Conmebol quer romper o contrato com a ISM referente à comercialização do patrocinador titular (naming rights) da Copa Libertadores da América. A ação, de acordo com a própria organização continental, “faz parte da agenda de reforma integral liderada por Alejandro Domínguez”, presidente da própria Conmebol desde janeiro de 2016.

“Esta demanda confirma o compromisso da administração de Alejandro Domínguez em construir uma nova era de reforma e transparência”, elogia o advogado Robert Amsterdam, da Amsterdam & Partners LLP, escritório que, ao lado do Dewey Pegno & Karmarsky LLP, representará a Conmebol nos tribunais dos EUA.

Quer receber notícias de seu time de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.