Topo

Messi, mesmo após lesão, tem mais gols que trio do Real na temporada

Messi já marcou 14 gols na temporada europeia; trio BBC soma "apenas" 12 - LLUIS GENE/AFP
Messi já marcou 14 gols na temporada europeia; trio BBC soma "apenas" 12 Imagem: LLUIS GENE/AFP

Do UOL, em São Paulo

24/10/2016 06h00

Lionel Messi segue em estado de graça. O craque argentino marcou dois gols na vitória por 3 a 2 do Barcelona sobre o Valencia, no sábado (21), pelo Campeonato Espanhol, e chegou a 14 bolas na rede na temporada europeia.

Dessa forma, Messi ultrapassou os três atacantes titulares do Real Madrid: Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo. Eles somam 12 gols desde que a bola voltou a rolar no futebol europeu – quatro na conta de cada. Isto é, juntos, fizeram dois gols a menos que Messi sozinho. 

Os números de Messi são ainda mais surpreendentes porque ele ficou três semanas afastado dos gramados devido a uma lesão no púbis. Desde que retornou à ativa, no entanto, o camisa 10 do Barcelona marcou seis gols nas últimas três partidas.

Na Liga dos Campeões, por exemplo, Messi jogou duas das três rodadas da fase de grupos, mas lidera a artilharia da competição com seis gols – dois “hat-tricks” contra Celtic e City. Ele também é artilheiro do Campeonato Espanhol, empatado com Suárez, com sete tentos. O outro gol de Messi na temporada foi marcado na Supercopa da Espanha.

Cristiano Ronaldo vive momento oposto

Se Messi anda de bem com o barbante, o mesmo não se pode dizer do seu eterno rival Cristiano Ronaldo. Depois da final da Euro-2016, no qual sofreu lesão no joelho, o português ainda não retomou sua melhor forma física e técnica.

Na vitória suada por 2 a 1 do Real sobre o Bilbao, ele chegou ao quarto jogo seguido no Bernabéu sem balançar as redes. Na ocasião, Ronaldo perdeu "gols feitos", como no último lance no qual desperdiçou cara a cara com o goleiro rival. 

Se é verdade que o português é o grande favorito à Bola de Ouro da revista "France Football" e ao prêmio de melhor do mundo da Fifa em 2016, em função das conquistas da Liga dos Campeões e da Eurocopa, também é fato que Messi levantou dois canecos no fim de maio e segue jogando o fino da bola na atual temporada europeia.