Topo

Rival do Real Madrid é "laboratório" de milionários do Qatar para Copa-2022

Leonesa lidera seu grupo na terceira divisão da Espanha - Divulgação
Leonesa lidera seu grupo na terceira divisão da Espanha Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

26/10/2016 06h00

O Cultural Leonesa não deve ter vida fácil diante do poderoso Real Madrid na Copa do Rei (o primeiro confronto será nesta quarta-feira), mas o time tem planos ambiciosos e uma estrutura de dar inveja a muito clube grande. Atualmente na terceira divisão da Espanha, o Leonesa pertence ao milionário grupo da Academia Aspire, do Qatar, e faz parte de um projeto voltado para a Copa do Mundo que será realizada no país do Oriente Médio, em 2022.

Antes afundado em uma dívida de 1,7 milhão de euros e prestes a fechar devido à falta de um pagamento de 200 mil euros, o Leonesa foi comprado pela Aspire, uma academia de formação de jogadores criada pelo xeque Hamad Bin Khalifa Al-Thani, do Qatar.

O objetivo da aquisição foi usar o clube como uma segunda etapa na evolução dos atletas. O projeto do Qatar é ter uma seleção forte na Copa do Mundo de 2022, quando sediará o torneio. Para isso, a Aspire treina e educa os garotos do país e depois promove o intercâmbio de alguns deles na equipe espanhola.

Na temporada passada, por exemplo, oito jogadores do Qatar estavam no Leonesa. Neste ano, mais seis serão integrados. “Receber esses jogadores e facilitar sua integração e posterior evolução é um objetivo apaixonante. São todos da seleção do Qatar e há muita esperança depositada neles”, comentou Rubén de la Barreira, técnico do Leonesa e aprovado para a função por Iván Bravo, diretor-geral da Aspire.

Funcionários do Leonesa enviam periodicamente avaliações sobre os jogadores qataris. “Mas não no nível técnico, isso fazem os treinadores de campo. Meu trabalho é fazer relatórios sobre a atitude deles, a integração à cultura, além de disciplina e pontualidade”, explicou Issa Abdullah, coordenador do projeto da Aspire.

Sem dívidas e com um dos maiores orçamentos dos 80 clubes da terceira divisão, o Leonesa já começa a colher resultados no primeiro ano da nova gestão. A equipe lidera o grupo 1 após dez rodadas, com oito vitórias e dois empates. Nos últimos cinco jogos, foram 18 gols a favor e só três contra.

Esse é o adversário que o Real Madrid terá pela frente nesta quarta-feira. Um time cujo principal objetivo é ajudar na formação de uma seleção forte para a Copa de 2022, mas que, até lá, pode dar muito trabalho para seus oponentes. Desde já.