Rival do Real Madrid é "laboratório" de milionários do Qatar para Copa-2022

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Leonesa lidera seu grupo na terceira divisão da Espanha

    Leonesa lidera seu grupo na terceira divisão da Espanha

O Cultural Leonesa não deve ter vida fácil diante do poderoso Real Madrid na Copa do Rei (o primeiro confronto será nesta quarta-feira), mas o time tem planos ambiciosos e uma estrutura de dar inveja a muito clube grande. Atualmente na terceira divisão da Espanha, o Leonesa pertence ao milionário grupo da Academia Aspire, do Qatar, e faz parte de um projeto voltado para a Copa do Mundo que será realizada no país do Oriente Médio, em 2022.

Antes afundado em uma dívida de 1,7 milhão de euros e prestes a fechar devido à falta de um pagamento de 200 mil euros, o Leonesa foi comprado pela Aspire, uma academia de formação de jogadores criada pelo xeque Hamad Bin Khalifa Al-Thani, do Qatar.

O objetivo da aquisição foi usar o clube como uma segunda etapa na evolução dos atletas. O projeto do Qatar é ter uma seleção forte na Copa do Mundo de 2022, quando sediará o torneio. Para isso, a Aspire treina e educa os garotos do país e depois promove o intercâmbio de alguns deles na equipe espanhola.

Na temporada passada, por exemplo, oito jogadores do Qatar estavam no Leonesa. Neste ano, mais seis serão integrados. "Receber esses jogadores e facilitar sua integração e posterior evolução é um objetivo apaixonante. São todos da seleção do Qatar e há muita esperança depositada neles", comentou Rubén de la Barreira, técnico do Leonesa e aprovado para a função por Iván Bravo, diretor-geral da Aspire.

Funcionários do Leonesa enviam periodicamente avaliações sobre os jogadores qataris. "Mas não no nível técnico, isso fazem os treinadores de campo. Meu trabalho é fazer relatórios sobre a atitude deles, a integração à cultura, além de disciplina e pontualidade", explicou Issa Abdullah, coordenador do projeto da Aspire.

Sem dívidas e com um dos maiores orçamentos dos 80 clubes da terceira divisão, o Leonesa já começa a colher resultados no primeiro ano da nova gestão. A equipe lidera o grupo 1 após dez rodadas, com oito vitórias e dois empates. Nos últimos cinco jogos, foram 18 gols a favor e só três contra.

Esse é o adversário que o Real Madrid terá pela frente nesta quarta-feira. Um time cujo principal objetivo é ajudar na formação de uma seleção forte para a Copa de 2022, mas que, até lá, pode dar muito trabalho para seus oponentes. Desde já.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos