Topo

Em meio a dívidas, Atlético Sorocaba se afasta do futebol em 2017

Equipe foi rebaixada no Paulista de 2014; agora, não tem prazo para retornar - Junior Lago/UOL
Equipe foi rebaixada no Paulista de 2014; agora, não tem prazo para retornar Imagem: Junior Lago/UOL

Emanuel Colombari

Do UOL, em São Paulo

31/10/2016 19h08

O Atlético Sorocaba anunciou nesta segunda-feira (31) seu afastamento do futebol profissional em 2017. Endividado, o clube – que disputou a Série A1 do Campeonato Paulista em 2014 – encaminhou seu pedido à Federação Paulista de Futebol e ainda não tem prazo para retornar aos gramados.

A informação foi confirmada ao UOL Esporte pelo vice-presidente de futebol do clube, Benedito Sampaio, por telefone. De acordo com o dirigente, a ideia é retirar o clube de competições até segunda ordem, de forma a sanar as dívidas contraídas nas últimas temporadas.

“Não é afastamento - tem uma conotação diferente. O presidente (em exercício, José Rodrigues dos Santos), entendendo a situação atual do clube, uma situação financeira muito difícil, entendeu que é melhor abrir mão do Campeonato Paulista da Série A-3 para primeiramente arrumar a casa, pagar os atrasados… Aí depois, então, começar num projeto novo”, explicou Benedito.

Rebaixado na Série A-2 do Paulista de 2016, o Atlético Sorocaba poderá, a princípio, retornar aos gramados apenas na Segunda Divisão (o quarto nível do Campeonato Paulista) em 2018. Em sua vaga, a FPF deverá colocar o Taboão da Serra, terceiro colocado da Segunda Divisão de 2016. Entretanto, segundo o próprio Benedito, ainda não há um prazo para o retorno.

“Ele (presidente) não colocou prazo. A preocupação é realmente não continuar desta forma. O Atlético, em sua história, nunca teve esse tipo de problema. Sempre priorizou pagar suas contas. Agora, não está conseguindo fazer isso”, admitiu Benedito, taxativo a respeito da participação do clube em competições de base em 2017: “Ainda não sabemos”.

Rebaixado no Campeonato Paulista em 2014, o time foi 14º na Série A2 de 2015 e e 18º no torneio em 2016. A equipe sorocabana estreou na elite paulista em 2004, participando da divisão ainda em 2005 e 2012.