Topo

Como o Inter se mexe para não perder Vitinho para o Flamengo

Ricardo Duarte/Internacional
Imagem: Ricardo Duarte/Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

01/11/2016 06h00

Os oito gols de Vitinho no Brasileirão e o assédio do Flamengo fizeram o Internacional se mexer. O clube gaúcho já entrou em contato com o CSKA e manifestou interesse em ficar com o atacante. Agora, o plano é montar a operação financeira para negociar com os russos. A participação de Delcir Sonda, investidor do Colorado há anos, é uma possibilidade.

A simples manifestação do Inter junto ao time russo significa muito. Desde agosto, o departamento de futebol adotou postura de não tocar em nenhum negócio visando o próximo ano.

O argumento sempre foi o foco total e irrestrito na situação do time no Campeonato Brasileiro. Além da certeza de saída dos dirigentes ao final da temporada.

A reviravolta na posição se deu com os gols decisivos de Vitinho, diante de Figueirense, Coritiba e Flamengo, e uma das cláusulas no contrato de empréstimo. O documento diz que o Inter tem até o final de dezembro uma preferência para compra dos direitos econômicos.

O contrato ainda fala que o clube gaúcho precisa manifestar interesse. Por conta disso, o clube já procurou o CSKA. Entretanto não existe negociação em andamento, com discussão de valores, por exemplo.

Em 2013, o time da Rússia pagou 10 milhões de euros ao Botafogo e levou o então pupilo de Seedorf. Em janeiro de 2015, o Internacional pegou Vitinho por empréstimo pagando cerca de 350 mil euros. O vínculo temporário foi renovado em dezembro passado.

Para ficar com Vitinho, o Inter tem duas opções no momento. Uma delas é usar parte do dinheiro recebido pela Globo/Globosat após assinatura de contrato dos direitos de transmissão de 2021-2024. A emissora carioca depositou R$ 47 milhões nos cofres do clube.

A outra alternativa é buscar auxílio de Delcir Sonda. Após advento da nova regra da Fifa, que proíbe participação de terceiros nos direitos de atletas, o empresário ajudou o Inter por meio de empréstimo. A operação foi o caminho usado pelo clube para contratar Nico López.

Quer receber notícias do Inter de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.