Topo

E o futuro? Torino e M. United tiveram caminhos distintos após tragédias

Bobby Charlton reergueu o United - Arquivo
Bobby Charlton reergueu o United Imagem: Arquivo

Do UOL, em São Paulo

01/11/2016 11h00

Duas tragédias, dois caminhos. Marcados por tragédias, Torino e Manchester United tiveram destinos distintos nos anos seguintes a acidentes aéreos responsáveis pela morte de jogadores dos times - o cenário é parecido com o da Chapecoense, que perdeu 19 jogadores após a queda de um avião.

Enquanto o time italiano enfrentou dificuldades para voltar a ter um desempenho similar ao anterior à tragédia, a equipe inglesa conseguiu se recuperar e ir além, tornando-se uma grande potência do futebol mundial.

A queda do avião do Torino deu-se em maio de 1949, na reta final do Campeonato Italiano daquela temporada. Ao contrário da tragédia ocorrida com o Manchester United, os italianos tiveram de recomeçar do zero, pois 18 jogadores do elenco morreram, incluindo o craque do time, Valentino Mazzola.

Àquela altura, a equipe de Turim, base da seleção italiana, buscava o quinto título seguido do nacional. E nem mesmo a tragédia impediu o time de conquistar o pentacampeonato. Depois de não aceitar o troféu oferecido pela Federação Italiana, o Torino venceu os últimos quatro jogos e manteve a vantagem sobre o Milan,

Nos anos seguintes, porém, as dificuldades vieram à tona. A multicampeã deixou de brigar pelos títulos nacionais. Assim, as posições intermediárias passaram a fazer parte da nova realidade. Em 1959, dez anos após o acidente, a equipe acabou rebaixada à Série B.

Campeão da segunda divisão no ano seguinte, o Torino voltou a topo do futebol do país em 1977. Nos anos seguintes, mais dificuldades, com mais rebaixamentos - nos últimos, o time passou três temporadas longe da elite (hoje, a equipe ocupa a sexta posição na Série A).

Até o auge

O grande sonho de consumo dos times europeus é a Liga dos Campeões. Em 1968, o Manchester United conseguiu levantar a taça da competição (que era chamada de Copa dos Campeões). Para isso, o time pôs em prática uma recuperação fantástica.

Apenas dez anos depois de ter perdido oito jogadores em um acidente aéreo na Alemanha, o time inglês venceu o Benfica e conquistou a Europa. Antes, conquistou duas vezes o Campeonato Inglês, em 1965 e 1967, sob o comando de Bobby Charlton, que sobreviveu à tragédia.

Antes do acidente, o Manchester United teve uma supremacia similar à do Torino, com três títulos nacionais na década de 1950. Com Charlton vivo, ela voltou a ser realidade.

Chape - Nelson Almeida - 24.nov.2016/AFP - Nelson Almeida - 24.nov.2016/AFP
Chapecoense ganhou destaque nas últimas temporadas
Imagem: Nelson Almeida - 24.nov.2016/AFP

O futuro

O desastre com o avião da Chapecoense matou 19 jogadores do elenco catarinense, incluindo o goleiro Danilo e o atacante Bruno Rangel, que é o maior artilheiro da história do clube. Apenas três atletas sobreviveram: o lateral esquerdo Alan Ruschel, o goleiro Follmann e o zagueiro Neto.

O time finalista da Copa Sul-Americana, que é três vezes campeã estadual desde 2007 e tem três acessos no Brasileirão nos últimos sete anos, perdeu também toda a comissão técnica e praticamente todo corpo diretivo.

Para ajudar, 11 clubes da Série A sugeriram à CBF que o time catarinense fique imune ao rebaixamento nas próximas três temporadas, porém a diretoria da equipe catarinense não pretende aceitar essa hipótese. Além disso, as equipes devem ceder jogadores sem custo para 2017.