Topo

Garoto de 13 anos estreia pelo Sub-16 da Escócia e ganha elogios do técnico

Karamoko Dembele tem 13 anos e fez sua estreia defendendo a seleção sub-16 da Escócia - Reprodução Daily Mail
Karamoko Dembele tem 13 anos e fez sua estreia defendendo a seleção sub-16 da Escócia Imagem: Reprodução Daily Mail

Do UOL, em São Paulo

02/11/2016 09h22

Karamoko Dembele tem 13 anos e fez sua estreia defendendo a seleção sub-16 da Escócia. O garoto entrou no segundo tempo da partida contra a seleção de País de Gales, 2 a 2, na terça-feira. A primeira aparição da promessa escocesa foi elogiada pelo técnico do time, Brian McLaughlin.

“Ele é fantástico”, disse McLaughlin. “Ele nos deu um pouco de energia. Ele é muito, muito corajoso com a bola e adorou a chance”.

O treinador adianta que deve novamente relacionar o atacante contra a Irlanda.

“Eu não tenho medo de vê-lo novamente contra a Irlanda, na sexta”.

Promessa do futebol escocês, Dembele está acostumado a encarar rivais muito maiores. Atleta da base do Celtic, o menino chamou a atenção da mídia ao ser relacionado para a categoria sub-20 do time.

A família de Dembele veio da África quando o jogador era ainda bebê – por causa disso, ele já pode ser convocado para as categorias de base da seleção da Escócia. Quando ainda estava no Park Villa, um clube de futebol menor da cidade de Glasgow que tem parceria com o Celtic para desenvolvimento de atletas. "Quando ele chegou, aos cinco anos, seus pés eram tão pequenos que não tinha chuteiras para ele. Ele usava um par muitos números maior", lembrou o técnico David Feeney em entrevista ao jornal escocês Daily Record.

Segundo ele, o talento era claro desde cedo. "Enquanto os outros meninos ainda estavam aprendendo a controlar a bola, ele já fazia 50, 60 embaixadinhas. Ele é o melhor jogador com quem eu já trabalhei. Ninguém chega nem perto. Ele lembra muito o Lionel Messi. Se ele for bem trabalhado, e continuar no Celtic, o céu é o limite".

A empolgação com o atleta, porém, pode ser negativa: o último fenômeno que surgiu no time escocês não se deu tão bem. Islam Feruz, que nasceu na Somália, tem hoje 21 anos. Ele estreou no time titular do Celtic aos 14 anos e, pouco depois, foi contratado pelo Chelsea. O jovem atacante nunca estourou para o futebol e hoje está emprestado ao Mouscron, da Bélgica.