Topo

Brasileiros brilham e Shakhtar avança; Pato volta, mas Villarreal perde

Marlos é abraçado por jogadores do Shakhtar após marcar contra o Gent - Reprodução / Twitter
Marlos é abraçado por jogadores do Shakhtar após marcar contra o Gent Imagem: Reprodução / Twitter

Do UOL, em São Paulo

03/11/2016 19h55

Os brasileiros do Shakhtar Donetsk asseguraram mais uma vitória do clube ucraniano na Liga Europa, nesta quinta-feira (03). Os protagonistas da vez foram Marlos, Taison e Fred, que marcaram no triunfo por 5 a 3 sobre o Gent, fora de casa, na Bélgica.

Com o resultado, o Shakhtar, ainda com 100% de aproveitamento na competição, confirmou vaga nas oitavas de final – mais do que isso: não perderá a liderança do Grupo H nem que seja derrotado nas duas rodadas restantes. O clube soma 12 pontos em quatro jogos, enquanto o Braga, atual vice, tem cinco. O Gent ficou estacionado nos 4 pontos, em terceiro.

Marlos, de canhota, empatou a partida, após Kalifa Coulibaly abrir o placar para os anfitriões, aos 35 minutos do primeiro tempo, em cobrança rasteira de pênalti no canto esquerdo da meta. Taison, aos 41, saiu na cara do gol em contragolpe rápido e ampliou a vantagem.

Stepanenko fez o terceiro do Shakhtar, nos acréscimos da metade inicial. O meia Fred, aos 23 minutos do tempo decisivo, com um belo chute de pé esquerdo, de fora da área, deu tranquilidade aos ucranianos. O Gent até diminuiu, com Perbet, mas Ordets anotou o gol do 5 a 2 logo depois. Milicevic fechou a conta em 5 a 3. 

Pato volta, mas Villarreal perde

Alexandre Pato começou o compromisso do Villarreal, mandante no jogo contra o Osmanlispor, da Turquia, no banco de reservas, mas entrou aos 16 minutos do segundo tempo. Foi sua primeira apresentação desde que pegou caxumba, há pouco mais de 10 dias.

O Villarreal perdeu. Saiu atrás com gol do camaronês Pierre Webó, no primeiro tempo. Na metade final, ainda sem Pato, Rodrigo empatou em um golaço.

O brasileiro entrou e deu duas boas arrancadas em direção ao gol, mas foi parado com falta em ambas, antes de finalizar. Rusescu, aos 30 minutos da metade final, resolveu a parada ao balançar a rede aproveitando rebote do goleiro da equipe da casa.

Villarreal agora é vice-líder do Grupo L, com cinco pontos. O Osmanlispor está na ponta, com sete. Em terceiro, o Zurich também soma cinco pontos, mas está atrás dos espanhóis por causa do primeiro critério de desempate, confronto direto. O Steua Bucareste tem três pontos.