Topo

MP-SP determina vistoria na Arena Corinthians após vazamento de água

Arena Corinthians fica no bairro de Itaquera, em São Paulo - Dassler Marques/UOL
Arena Corinthians fica no bairro de Itaquera, em São Paulo Imagem: Dassler Marques/UOL

Do UOL, em São Paulo

03/11/2016 19h25

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) determinou nesta quinta-feira (3) uma vistoria a ser realizada na Arena Corinthians pelo Centro de Apoio Técnico à Execução. O estádio correria risco de deslizamentos de terra após um vazamento de água na estrutura, fato negado pela construtora Odebrecht em comunicado oficial.

Via assessoria de imprensa, o MP-SP disse que ainda não tem informação sobre um possível risco de interdição. A vistoria - que ainda não tem data para acontecer, mas não será já nesta semana - vai definir quais medidas serão tomadas.

A Sabesp disse que avisou o Corinthians em fevereiro sobre um possível vazamento, após notar uma alta nas contas de água do local. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, há risco de desabamentos, mas a Odebrecht afirma que o problema não se infiltrou no terreno e que, portanto, o risco não existe.

Segundo o blogueiro do UOL Esporte Juca Kfouri, mais de 10 milhões de litros de água vazaram sob o estádio. O presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, já manifestou preocupação com a situação do estádio.

"Estamos preocupados, porque isso gera riscos para as pessoas e prezamos pela segurança de todos. Mas quem precisa ver isso e testar são os engenheiros. Eles já foram acionados e precisam dar a garantia de que está tudo resolvido", disse o dirigente.

Em nota oficial, a Odebrecht rechaçou a possibilidade de deslizamento na Arena Corinthians e se colocou à disposição do MP-SP e demais órgãos reguladores quando da vistoria. 

"A Odebrecht tem todo o interesse em que sejam feitas vistorias como o MPE-SP está programando e se coloca à disposição para acompanhar os técnicos. Assim como ocorreu no dia 1 de novembro, quando foram realizadas as vistorias da Sabesp e da Defesa Civil, e inclusive na recente renovação do alvará de funcionamento em junho de 2016, certamente a conclusão do Ministério Público será a de que a Arena não apresenta nenhum risco a seus frequentadores​", afirmou a construtora.

Confira a nota oficial do MP-SP:

Tendo chegado ao conhecimento do Ministério Público que houve grande vazamento de água, com o aparecimento de buracos no piso de estacionamento e possibilidade de abalo das arquibancadas e deslizamento de terra na área externa do estádio Arena Corinthians, a Promotoria de Habitação e Urbanismo, diante da gravidade dos fatos noticiados, com risco à integridade das pessoas que o utilizam, e havendo a necessidade de se verificar se o local reúne condições de segurança para a realização de eventos esportivos e de natureza diversa, bem como a possibilidade do estádio continuar funcionando, determinou a realização de vistoria no local pelo Centro de Apoio Técnico à Execução, esclarecendo que já há inquérito civil em andamento em fase de realização de perícia das condições de infraestrutura do estádio.