Boca quer "melar" Libertadores e Sul-Americana e ameaça torneio paralelo

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Marcos Brindicci

    Daniel Angelici (ao centro), presidente do Boca Juniors

    Daniel Angelici (ao centro), presidente do Boca Juniors

Fora de todas as competições continentais de 2017 após ser eliminado nas quartas de final da Copa da Argentina, o Boca Juniors tenta agora uma vaga fora do campo. O presidente do clube, Daniel Angelici, quer "melar" o novo calendário da Conmebol e inclusive ameaçou criar um "torneio paralelo" com o River Plate, que também não se classificou para nada.

Segundo o canal argentino Todo Noticias, o Boca se juntou à pressão do River para que o novo formato da Libertadores e da Copa Sul-Americana - que serão disputadas ao longo de todo o ano, não mais em um único semestre - só valha a partir de 2018. Desta forma, o Boca poderia ainda se classificar à Sul-Americana do ano que vem pelo Campeonato Argentino atual, que termina em maio de 2017.

O problema é que, com as mudanças de calendário, a Sul-Americana começará dois meses antes disso, em março de 2017. Os times argentinos participantes já foram definidos pelo último campeonato nacional, que terminou em maio de 2016 - o Boca ficou fora.

"Não pedimos que se mude nada, mas que se mantenha. Nós começamos este torneio para classificar para a Sul-Americana. O torneio que classifica para a Sul-Americana de 2017 é o que estamos jogando agora. Gostamos que a Sul-Americana e a Libertadores sejam disputadas o ano todo, mas deve ser só a partir de 2018", defendeu Angelici.

Em entrevista à ESPN argentina, o dirigente avisou: "Se não conseguirmos vaga na Sul-Americana, não me parece ruim armar um torneio paralelo".

Os argentinos classificados à Sul-Americana de 2017 são os times que terminaram entre o 6º e o 11º lugares do último campeonato nacional (Independiente, Arsenal, Defensa y Justicia, Huracán, Gimnasia y Esgrima e Racing).

Já as equipes que jogarão a Libertadores são as cinco melhores colocadas do último Campeonato Argentino (Lanús, San Lorenzo, Estudiantes, Godoy Cruz e Tucumán), mais o campeão da Copa da Argentina, que ainda não está definido.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos