Topo

Sintética? Natural? WTorre analisa grama para o Allianz e aguarda Palmeiras

Grama da pequena área "Gol Norte" foi replantada durante a semana - José Edgar de Matos/UOL Esporte
Grama da pequena área 'Gol Norte' foi replantada durante a semana Imagem: José Edgar de Matos/UOL Esporte

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/11/2016 06h00

Parte da grama do Allianz Parque foi substituída. No entanto, a solução definitiva para o gramado da arena palmeirense ainda se encontra sob análise. A WTorre e a World Sports promovem estudos para o futuro próximo. Manutenção da grama natural? Substituição pelo piso sintético? Qualquer decisão, no entanto, possui outro interessado com a palavra final.

Em meio às rusgas pelas críticas de Cuca e jogadores ao gramado e ao excesso de shows no Allianz Parque, a WTorre admite estudar alternativas sobre o terreno de jogo tão criticado da arena.

"A resposta é: não há nenhuma solução descartada. Quem tem um desafio como temos aqui, tem que ter todas as alternativas na mesa - e nós temos. Grama totalmente natural, mista, sintética, nós temos todas as hipóteses na mesa", afirmou Alexandre Costa, gerente geral do Allianz Parque, em entrevista ao UOL Esporte.

"Estudamos todas [alternativas], conhecemos e estamos abertos a discutir a melhor solução. Nunca será uma solução tomada isolada por nós. Qualquer decisão desta tem que ser tomada em decisão com o Palmeiras, pois o Allianz Parque é o estádio em que o Palmeiras joga", garantiu.

Viveiro Allianz Parque - José Edgar de Matos/UOL Esporte - José Edgar de Matos/UOL Esporte
Grama plantada no último andar da arena é usada para substituir as partes mortas
Imagem: José Edgar de Matos/UOL Esporte

Ao mesmo tempo em que atribui ao Palmeiras a responsabilidade por uma possível drástica decisão em relação ao gramado, o responsável por chefiar o gerenciamento do Allianz Parque pede uma postura diferente da diretoria do clube alviverde, que expõe publicamente os incômodos para com a construtora.

"O Palmeiras tem que compreender o modelo de negócio que fez possível uma empresa privada construir e assumiu os custos de manutenção de uma arena desta qualidade. Só todos juntos, buscando a melhor solução, para todos, conseguiremos chegar a uma conclusão", discursou Alexandre, dono de um discurso ponderado em relação às reclamações palmeirenses.

É possível distinguir as partes transplantadas do gramado - José Edgar de Matos/UOL - José Edgar de Matos/UOL
É possível distinguir as partes transplantadas do gramado
Imagem: José Edgar de Matos/UOL

"Não tomaremos uma decisão na gritaria ou no histerismo do momento. Fizemos dez shows no Allianz Parque e mais de 20 jogos neste ano; e tudo ocorreu de forma harmoniosa até agora. Portanto é preciso ter serenidade, profissionalismo, olhar todo o aspecto geral", finalizou o gerente do Allianz Parque.
Em julho, a WTorre recebeu uma proposta para substituir o piso natural pelo sintético no Allianz Parque. No entanto, durante a primeira consulta ocorrida no mês de julho, antes de toda a crise gerada nas últimas semanas, construtora e Palmeiras se mostraram contrários.

Paulo Nobre, que possui pouco mais de um mês de mandato no clube de Palestra Itália, já se mostrou contrário à substituição da grama natural pela sintética.

"Sou presidente por mais 45 dias, e a minha opinião é que de que é um absurdo falar em gramado sintético no Allianz Parque, uma vez que temos sol em abundância e tecnologia suficiente para ter um gramado em ordem", opinou.

"Estamos no Brasil, não em países nórdicos nos quais temos muito desse problema", declarou na última terça-feira, durante o sorteio das chaves do Campeonato Paulista.

O estudo sobre a grama sintética e outras formas de melhorar a qualidade do Allianz Parque seguirá durante o período de férias, após o fim do Campeonato Brasileiro. A partir de então, Mauricio Galiotte, que assume a presidência palmeirense em dezembro, surgirá como a opinião de autoridade neste assunto.

Quer receber notícias do Palmeiras de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.